XII Integralidade sem fronteiras

Beth Barros antecipa diálogo do XII Seminário

Beth_Barros.JPGA mesa-redonda “As fronteiras do trabalho em equipe nas fronteiras: entre o geral e o específico na gestão do cuidado na saúde”, que acontece durante o XII Seminário da Integralidade em agosto, no Acre, terá como uma das debatedoras a professora Maria Elizabeth Barros, da Universidade Federal do Espírito Santos, consultora da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. Nesta edição, confira trechos da entrevista concedida pela professora ao BoletIN.
 
O tema das fronteiras e o trabalho em equipes:
 
“Esse não é um debate novo e merece nossa atenção, pois são muitos os desafios. Destaco, dentre eles, a constituição de equipes que se estabeleçam como grupos sujeitos, e não sujeitados a determinações externas a ele. Trabalhar em equipe é produzir redes,  é perseguir a ampliação dos processos comunicacionais entre diferentes membros dos grupos, afirmando, assim, uma dimensão transversal do fazer em saúde. Tal comunicação transversal se faz por meio de uma dinâmica multivetorializada, em rede, na qual se expressam os processos de produção de saúde e subjetividade".
 
Transdisciplinaridade x gestão burocrática
 
“Essa rede transversal se tece com participação ativa e inventiva de atores, saberes e instituições, voltados para o enfrentamento dos desafios que emergem nos cotidianos de trabalho. Trabalhar em equipe multiprofissional e transdisciplinar me parece uma potente estratégia para o enfrentamento da fragmentação e individualização do trabalho inerente aos paradigmas de gestão técnico-buriocrática”. 
 
O direito humano ao cuidado beth Barros 2_1.JPG
 
“Esse é outro grande desafio na atualização dos princípios do SUS, que nos convoca a fazer uma saúde que inclua todos os sujeitos envolvidos no processo. Essa inclusão só se efetiva quando os sujeitos se colocam lado a lado, afirmando uma autonomia própria dos humanos e sua vocação inventiva, sua engenhosidade. Direitos humanos, a meu ver, é afirmar essa dimensão criadora dos seres vivos.”
 
O XII Seminário e o SUS que dá certo
 
“Essa discussão que acontece durante o XII Seminário certamente pode contribuir, uma vez que serão criados espaços de debate sobre a temática do direito ao cuidado, o que pode viabilizar a construção de planos de ação importantes”. 
 
Expectativas
 
“Minhas experiências nos seminários do Lappis sempre foram muito positivas, espero que também nesse encontro possamos construir espaços de discussão e, consequentemente, criar estratégias de intervenção que busquem reverter as situações indesejáveis e afirmar e aprender com o 'SUS que dá certo'". 
 
Serviço:
 
XII Seminário do Projeto Integralidade.
Data: 14 a 17 de agosto de 2012
Horário: das 9h às 18h
Local: Auditório do Hospital das Clínicas do Acre – Rod BR 364 Km 2 – Rio Branco (AC)
Inscrições: https://www.lappis.org.br/site/inscricao.html
Confira programação completa aqui

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*