LAPPIS - INTEGRALIDADE E SAÚDE

ÁREAS PROGRAMÁTICAS ESTRATÉGICAS E DIREITO À SAÚDE: CONSTRUÇÃO DA INTEGRALIDADE NO CONTEXTO DO APOIO NO SUS

O Laboratório de Pesquisas sobre Práticas da Integralidade em Saúde (LAPPIS) e o Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES) apresentam a pesquisa “Áreas Programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional”. Logo, convocamos você trabalhador que realiza atividades de apoio, mobilização, articulação, interlocução e mediação no âmbito do SUS para compartilhar sua experiência com outros trabalhadores e outras instituições.

Cadastre-se para nos ajudar a conhecer melhor o trabalho do apoiador no território nacional. E se você possui em sua instituição alguma experiência que considera interessante, compartilhe conosco respondendo à convocatória! Sua experiência poderá ser publicada e divulgada, caso seja selecionada.

Em uma parceria de cooperação técnico-científica, o LAPPIS e o DAPES apresentam a pesquisa “Áreas Programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional”.

A pesquisa visa compreender, a partir da análise das experiências existentes, os mecanismos de inserção do apoio capazes de considerar os seguintes aspectos: 1) os diversos contextos e especificidades locais e regionais do território nacional; 2) os desafios concernentes aos objetos específicos da programação e das estratégias das políticas de saúde; 3) a materialização da integralidade do cuidado como condição de efetivação do direito humano à saúde; 4) a relação entre integralidade e apoio como eixo orientador das atividades e ações, que permite aproximar as diferentes áreas programáticas e a gestão das políticas de saúde.

O apoio tem sido pensado com a finalidade de intervir na construção de espaços coletivos, organizados para definição de tarefas, análise e elaboração de projetos de intervenção. Assim, a construção de diferentes formas de mediação em redes sócio-técnico-políticas é uma dimensão central na atividade de apoio, pois seus objetivos requerem relações entre políticas públicas, trabalhadores, usuários e grupos sociais, setores institucionais, saberes, projetos e interesses políticos. Novas ações no âmbito do apoio implicam novos sentidos e significados às práticas em saúde: o exercício da integralidade como garantia do direito humano à saúde e como ação direcionada à alteridade dos usuários.
Duas grandes ações compõem a pesquisa:

• Mapeamento do Apoio

O mapeamento visa contribuir para a construção do conhecimento acerca dos itinerários formativos, a inserção nos processos de atenção e gestão e os desafios enfrentados pelos apoiadores em todo o Brasil, que implicam na garantia do direito humano à saúde e democratização das relações institucionais no contexto do SUS.

Essa ação será realizada por meio de um questionário eletrônico, a ser preenchido online, individualmente, por todos aqueles que se reconhecem no exercício da função apoio. Tal ferramenta nos auxiliará a refletir sobre as seguintes questões: Quem são esses apoiadores? Onde eles estão? Quais são seus itinerários formativos?

O questionário não tem como propósito inibir ou constranger qualquer participante, mas contribuir para o compartilhamento de ideias para fortalecer o apoio em sua relação com as políticas e programas do SUS.

 Preencha aqui o questionário:
bt_mapemento.png

• Convocatória para relato de experiências de apoio

O lançamento da convocatória visa à mobilização para o relato das experiências de apoio institucional voltadas para melhoria dos processos de gestão, trabalho e formação. E busca, nas trajetórias e na materialidade das experiências institucionais de apoio, o mapeamento dos atores/autores (usuários, gestores e trabalhadores) e de suas práticas, na interface com o direito à saúde, integralidade, formação, gestão dos processos de trabalho, redes sociais de cuidado e redes de atenção à saúde.
Serão selecionadas até 10 relatos para pesquisa de campo, garantindo-se a representação das cinco regiões do país (com no mínimo uma experiência por região). Confira os critérios de inscrição, cadastre-se e nos relate sua experiência!

O prazo para submissão dos relatos vai até o dia 26 de Abril de 2013.
O resultado final da seleção será divulgado no dia 13/05/2013.
Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail pesquisaapoiadores@lappis.org.br

bt_convocat__ria.png
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*