Notícia

Apoio: últimos dias para inscrever relatos

O prazo encerra-se dia 26 de maio. Resultado: 17 de junho

Já inscreveu o seu relato de experiência de apoio para participar da pesquisa “Áreas Programáticas, Direito à Saúde e Apoio no SUS”? Falta pouco mais de uma semana para encerramento do prazo, no dia 26 de maio. Responda à Convocatória clicando aqui.

Serão selecionadas no mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) propostas entre as inscritas para pesquisa de campo, garantindo-se a representação das cinco regiões do país (com no mínimo uma experiência por região).

O resultado final da seleção das experiências apresentadas será divulgado no site do Lappis dia 17 de junho.

Tudo sobre o Mapeamento e a Convocatória

Coletar relatos sobre as dezenas de experiências de apoio em todas as regiões do Brasil e conhecer de forma aprofundada a atuação dos apoiadores e o trabalho desenvolvido por eles. Estes são os principais objetivos da convocatória lançada pelo Lappis, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização, do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (Dapes), durante Simpósio no final de março (foto).

Para participar, é necessário efetuar o cadastro para responder ao questionário, clicando aqui. Caso você tenha conhecimento de alguma experiência de apoio voltada para melhoria dos processos de gestão, trabalho e formação, compartilhe conosco respondendo à convocatória neste link: http://www.lappis.org.br/site/pesqconvocatoria.html.

A partir desses relatos, as experiências serão compartilhadas com outros trabalhadores e instituições. Clique aqui para conhecer os critérios para inscrições. O seu relato pode conter apenas a  assinatura de autorização da chefia imediata.

Tanto o mapeamento da atuação dos apoiadores quanto a convocatória para relato de experiências integram a pesquisa “Áreas Programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional”, uma parceria de cooperação técnico-científica entre o Lappis e o Dapes.

O Mapeamento vem sendo feito a partir do questionário eletrônico, a ser preenchido online, individualmente, por todas as pessoas que se reconhecem no exercício da função Apoio. De acordo com Jaqueline Robaina, responsável pelo questionário, o objetivo da ferramenta é contribuir para a construção do conhecimento acerca dos itinerários formativos, a inserção nos processos de atenção e gestão e os desafios enfrentados pelos apoiadores em todo o Brasil.

Já a Convocatória, de acordo com Tatiana Coelho Lopes, coordenadora adjunta da Pesquisa, busca, nas trajetórias e na materialidade das experiências institucionais de apoio, conhecer essas experiências, os usuários, gestores e trabalhadores e suas práticas, na interface com o direito à saúde, integralidade, formação, gestão dos processos de trabalho, redes sociais de cuidado e redes de atenção à saúde.

Participe e divulgue!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*