Seminários e Eventos

VI Seminário de Integralidade

APRESENTAÇÃO

O eixo temático do “VI Seminário Nacional do Projeto Integralidade” discute a gestão em redes como nexo constituinte da integralidade entre avaliação, formação e participação em saúde, o que requer repensar as práticas e as racionalidades que as sustentam. Para compreendê-lo, propomos um debate crítico sobre a gestão em redes, que tem nas racionalidades e nas práticas novas de avaliação, formação e participação na saúde os eixos de sua construção. A identificação dos seus elementos constitutivos busca o diálogo entre os processos históricos e das experiências vividas pelo atores/autores do Sistema Único de Saúde. Queremos, a partir desses eixos, nuclear um conjunto  de questões e desafios na produção de conhecimento em saúde, na qual a noção de gestão em redes sob o eixo da integralidade possa ser compreendida como um dispositivo de inovação institucional, pautado pela ética, responsabilidade e pluralidade de saberes e práticas de afirmação do direito à saúde. Produzir conhecimento em saúde significa produzir atos emancipatórios, com responsabilidade e respeitando as diferenças em prol de uma sociedade mais justa. O evento contará com a presença de especialistas de diferentes centros de referência em pesquisa científica no país, assim como representantes governamentais e da sociedade civil.

PROGRAMAÇÃO

Data: 03 a 06 de outubro de 2006
Local: Teatro Odylo Costa, filho UERJ – Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã, Rio de Janeiro, RJ

1º dia: 03/10 – III Roda de Experiências de Integralidade em Saúde

8h30min – inscrições e credenciamento

9h30min – Mesa-redonda 1: Práticas de Avaliação

Coordenação: Gustavo Corrêa Matta (FIOCURZ)

Mesa-redonda 2: Práticas de Formação

Coordenação: Lilian Koifman (ISC-UFF)

Mesa-redonda 3: Práticas de Participação

Coordenação: Janine Cardoso (CICT)

12h30min 13h30min – Almoço

13h30min – Montagem de pôsteres

14h – Abertura da Exposição Fotográfica “Olhares da Integralidade”. Organização: CICT e LAPPIS

15h – Sessão especial de mostra de documentário “Conversas de Rodas sobre Experiências de Integralidade”. Organização: CICT e LAPPIS

17h – BVS Integralidade

17h30min – Abertura do Seminário. Representantes de Ministério da Saúde, Abrasco, OPAS/OMS, UERJ, UFF e CICT/FIOCRUZ

18h30min – Conferência de abertura: “As Racionalidades e as práticas de gestão em saúde: os desafios epistemológicos e metodológicos para a Saúde Coletiva”. Madel Therezinha Luz (IMS-UERJ)

19h30min – Lançamento de livros

2º dia: 04/10

9h30min – Mesa-redonda: “Desafios e possibilidades de práticas avaliativas de sistemas universais e integrais de Saúde”

Coordenação: Ruben Mattos (IMS-UERJ)

Debatedores: Jairnilson Paim (UFBA), Julio Cesar Suarez (OPAS), Aluisio Gomes da Silva Junior (ISC-UFF) Julio Muller Neto (UFMT) e Luiz Carlos Cecílio (UNIFESP)

12h30min – Almoço

13h30min – Pôsteres

14h30min – Mesa-redonda: “Institucionalização de práticas e tecnologias avaliativas de gestão em redes na saúde”

Coordenação: Roseni Pinheiro (IMS – UERJ)

Debatedores: Alcindo Ferla (UCS), Eronildo Felisberto (UFPE), Ana Luiza Viana (USP), Ilma Noronha (CICT) e Ana Paula Guljor (SMS e UFF)

18h – Sessão especial de mostra do documentário “Conversas sobre Experiências de Integralidade”. Organização: CICT e LAPPIS

3º dia: 05/10

9h30min – Mesa-redonda: “Desafios e possibilidades das práticas avaliativas e participativas de formação na Saúde”

Coordenação: Lilian Koifman (ISC-UFF)

Debatedores: Isabel Brasil (EPJV-FIOCURZ), Maria Elizabeth Barros de Barros (UFES), Regina Henriques (FENF-UERJ), Denise Leite (UFRGS) e Sergio Rego (ENSP)

12h30min – Almoço

13h30min – Pôsteres

14h30min – Mesa-redonda: “As experiências de redes serviço-ensino na avaliação de políticas de educação permanente em saúde”

Coordenação: Regina Henriques (FENF-UERJ)

Debatedores: Ricardo Burg Ceccim (UFGRS), Gilson Saippa (ISC-UFF), Lelia Maria Madeira (Hospital Sofia Feldman), Osvaldo Leal (UFAC) e Suzete Claus (Universidade de Caxias do Sul)

18h – Sessão especial de mostra do documentário “Conversas de rodas sobre Experiências de Integralidade”. Organização: CICT e LAPPIS

4º dia: 06/10

9h30min – Mesa-redonda: “Desafios e possibilidades de redes de práticas participativas em sistemas universais de saúde”

Coordenação: Sonia Acioli (FENF-UERJ)

Debatedores: Humberto Jacques (MP-RGS), Alda Lacerda (ENSP), Maria Cristina Pimenta (ABIA), Inesita Araújo (CICT) e Octavio Bonet (UFJF)

12h30min – Almoço

13h30min – Pôsteres

14h30min – Mesa-redonda: “Comunidade orgânica política ou formuladores de política? Novas práticas de gestão do cotidiano em redes na saúde”

Coordenação: Mdel T. Luz (IMS-UERJ)

Debatedores: Emerson Merhy (UFRJ), Soraya Vargas (UFGRS), Tulio Franco (UFF), Maria Helena Mendonça (ENSP) e Leda Lucia (SMS Aracaju)

17h – Encerramento

MULTIMÍDIA

FOTOS

Este slideshow necessita de JavaScript.

CERTIFICADO

Com o intuito de solucionar as dúvidas que chegaram ao nosso canal de contato, informamos que os certificados referentes ao VI Seminário do Projeto Integralidade serão emitidos mediante a lista de presença e enviados posteriormente pelo e-mail do ouvinte/participante.