Projetos de pesquisa

Necessidades e Práticas na Desinstitucionalização da Clientela de Longa Permanência Institucional: Avalização da Demanda e Adequação da Oferta de Cuidado – 2ª Fase

Descrição:

Esta pesquisa consiste na 2ª fase do projeto “Necessidades e práticas na desinstitucionalização da clientela de longa permanência institucional: avaliação da demanda e adequação da oferta de cuidado”, que vem contando com apoio da UERJ, FAPERJ e CNPq, em diferentes etapas e modalidades de sua atuação. Trata-se de um desdobramento da primeira fase, que se propôs a desenvolver, a partir de uma pesquisa avaliativa, um estudo sobre a demanda de cuidado e suporte de atenção em saúde necessária à clientela de longa permanência internada em um hospital psiquiátrico da rede pública de saúde. Buscou-se avaliar a adequação da oferta de serviços e ações oferecida pela rede de saúde voltada para o processo de desinstitucionalização desta população. Nesta fase contamos com o valioso apoio dessa agência de fomento por meio do edital da Pesquisa SUS lançado pelo DECIT/SCT//MS e FAPERJ. O principal produto desta fase da pesquisa consistiu na elaboração de um instrumento de monitoramento do processo de desinstitucionalização, avaliando o processo de desinstitucionalização na rede pública de saúde mental a partir da relação demanda do cuidado nas localidades de Paracambi, Macaé e Rio Bonito no que concerne à adequação da oferta de cuidado na rede pública de saúde mental, mediante a aplicação do IMPD (Instrumento de Monitoramento do Processo de Desinstitucionalização). A estratégia metodológica deste projeto constituiu-se em uma pesquisa avaliativa desenvolvida em duas etapas devido a amplitude da análise a ser desenvolvida, mediante a aplicação IMPD. A necessidade do reconhecimento das estratégias de intervenção em curso e da demanda de atenção determina um olhar pautado no micro universo do cotidiano do cuidado em serviço. Do mesmo modo, a análise de características gerais da clientela estudada aponta para a interpretação de dados possíveis de quantificação e determinantes no reconhecimento do perfil desta.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Número se alunos envolvidos: graduação: 2; mestrado acadêmico: 3; doutorado: 1.


Integrantes

Roseni Pinheiro – Coordenador / Aluísio Gomes da Silva Júnior – Integrante / Jaqueline Rodrigues Robaina – Integrante / Carlos Eduardo de Moraes Honorato – Integrante / Alice Paiva – Integrante.

 

Financiador/Parceiro

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro.