Projetos de pesquisa

Integralidade: Saberes e Práticas no Cotidiano das Instituições de Saúde – 2ª Fase

Descrição

A segunda fase do projeto Integralidade visou cumprir um duplo objetivo: a) dar continuidade a análises de experiências iniciadas na primeira fase do projeto ampliando para demais regiões do país e b) institucionalizar o Laboratório de Pesquisas de Praticas de Integralidade em Saúde LAPPIS como Grupo de Pesquisadores do CNPq. Este projeto fundamentou-se na intersecção de linhas de pesquisas originárias, entre as quais destacamos a linha de pesquisa Saberes e Praticas do Grupo de Pesquisa do CNPq Racionalidades Médicas e a linha de pesquisa Dimensões das Praticas de Saúde: contextos institucionais e as relações com os saberes, interáreas das áreas de Concentração Política, Planejamento e Ciências Humanas do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do IMS da UERJ, inscrita na CAPES. Realizou projetos de pesquisa de caráter interdisciplinar sobre práticas de integralidade em saúde, com ênfase na construção cotidiana de saberes e práticas inovadoras relacionadas à organização e atuação das instituições de saúde. Dos resultados encontrados constatou-se que o termo integralidade vem sendo evocado como diretriz conceitual e norteadora de uma estratégia, adotada em nível nacional, destinada a oferecer atenção à saúde às famílias no país, por meio do Programa Saúde da Família. Por outro lado, observou-se que o termo integralidade é polissêmico e polifônico, apresentando um conjunto de sentidos e significados, muitas vezes sem uma clara explicitação ou sistematização sobre a forma como esse termo vem sendo utilizado pelos atores em suas práticas cotidianas nesses programas e serviços. Por fim, ressaltamos a transversalidade das atividades deste projeto com outros desenvolvidos na UERJ – FAC ENFERMAGEM e demais instituições de Ensino e Pesquisa em Saúde no país, tais como Dept. de Endemias da ENSP Sergio Arouca, Centro de Informação e Comunicação Tecnologia em Saúde da FIOCRUZ, o Instituto de Saúde da Comunidade da UFF e Pós-Graduação em Educação da UFRGS.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Número de alunos envolvidos: graduação: 6; mestrado acadêmico: 4; doutorado: 3.


Integrantes

Roseni Pinheiro – Coordenadora / Madel Therezinha Luz – Integrante / Ruben Araujo Mattos – Integrante / Alda Lacerda – Integrante / Otávio Bonet – Integrante / Aluísio Gomes – Integrante / Yara Carvalho – Integrante / Kenneth Rochel Camargo Jr – Integrante / Alcindo Ferla – Integrante / Victor Valla – Integrante / Ricardo Burg Ceccim – Integrante / Sonia Acioli – Integrante / Lilian Koifman – Integrante / Gilson Saippa – Integrante / Regina Lucia Monteiro Henriques – Integrante / Maria Beatriz Guimarães – Integrante / Tatiana de Laai – Integrante / Gustavo da Matta – Integrante / Emerson Elias Merhy – Integrante / Oswaldo Leal – Integrante / Rodrigo Pinheiro Silveira – Integrante / Maria Elizabeth Barros de Barros – Integrante.

 

Financiadores/Parceiros

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Bolsa / Fundação Oswaldo Cruz – Cooperação / Ministério da Saúde – Cooperação / Universidade Federal Fluminense – Cooperação / Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Bolsa.