Projetos de pesquisa

Integralidade: Saberes e Práticas no Cotidiano das Instituições de Saúde – 1ª Fase

Descrição

O projeto focalizou como problema a ser investigado a construção e utilização do princípio da integralidade como eixo conceitual e de organização de praticas de saúde prestada ao individuo e a população nas unidades públicas de saúde. A integralidade destaca-se como um dos princípios mais importantes para a consolidação da reforma do sistema de saúde brasileiro, pois se relaciona diretamente com a materialização do direito da saúde como uma questão de cidadania. Isso porque o cumprimento do princípio da integralidade possibilita assegurar aos indivíduos uma atenção integral a saúde nos diferentes níveis de complexidade, da atenção curativa e preventiva, sobretudo na compreensão na totalidade dos indivíduos/coletividades em suas singularidades. Contudo, este entendimento tem sido apresentado com sentidos e usos diversos, de acordo com o campo de conhecimento no qual este conceito é discutido e aplicado. Embora a incorporação deste princípio nos textos legais tenha surgido da necessidade de plasmar no setor que superasse as dicotomias históricas entre preventivo e curativo, individual e coletivo, expressas no campo da saúde coletiva pelo conflito saúde pública versus assistência hospitalar, a sua conceituação é de difícil definição. O objetivo principal do projeto foi analisar o conceito de integralidade, a partir do cotidiano dos atores e suas praticas no serviço de saúde afim de identificar os elementos constitutivos dessa categoria, ao mesmo tempo esclarecer se esses elementos impedem ou não a sua materialização nos praticas de saúde. Considerando o número de estudos sobre as práticas cotidianas nas instituições de saúde, no que concerne os efeitos da reforma do sistema de saúde brasileiro, utilizamos ferramentas metodológicas de natureza qualitativa mais especificamente nos campos da ciência política, sociologia e filosofia, sendo o campo de investigação o sistema de saúde regionais e locais em diferentes estados.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Número de alunos envolvidos: graduação: 2; especialização: 3; mestrado acadêmico: 3;

Integrantes

Roseni Pinheiro – Coordenadora / Alda Lacerda – Integrante / Ruben Araujo de Mattos – Integrante / Alcindo Antonio Ferla – Integrante / Sonia Oliveira de Acioly – Integrante / Victor Vicente Valla – Integrante / Bruno Pereira Stelet – Integrante / Octávio Bonet – Integrante / Aluísio Gomes da Silva Jr – Integrante.

 

Financiadores/Parceiros

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Bolsa / Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Bolsa / Universidade Federal Fluminense – Cooperação.