Simpósio Direito e Saúde - 2015

Informações gerais

 

O LAPPIS organiza o Simpósio Direito e Saúde – Diálogos Interdisciplinares Latinoamericanos, que ocorrerá dentro do “Congresso Internacional do Conhecimento, nos dias 9 a 12 de outubro de 2015, em Santiago, no Chile.

O simpósio tem como objetivo analisar criticamente um conjunto de sentidos e conteúdos atribuídos ao direito à saúde na América Latina, buscando identificar nexos constituintes do processo de efetivação deste direito pelas diversas instituições jurídicas, políticas e sociais. Considerando a relevância desta temática para a área da política, planejamento e administração em saúde, estima-se examinar os conflitos, pactos e negociações que subjazem à garantia do direito à saúde, no sentido de refletir sobre seus elementos constituintes, instrumentos institucionais de efetivação, argumentos jurídicos de restrição e ampliação, etc. Para tal, o simpósio debruçará seu olhar tanto para a saúde pública – prestada pelo Estado -, quanto para a saúde suplementar – prestada pelos planos privados.

A iniciativa do simpósio conta com a coordenação de Felipe Dutra Asensi (Instituto de Medicina Social – UERJ), Roseni Pinheiro (Instituto de Medicina Social – UERJ) e Paula Lucia Arévalo Mutiz (Facultad de Derecho, Ciencia Política y Relaciones Internacionales – Fundación Universitaria Los Libertadores, Colômbia).

Em sua 4a edição, o “Congresso Internacional do Conhecimento” ocorrerá na Universidade de Santiago do Chile e se propõe em ser um grande encontro acadêmico de exposição e diálogo interdisciplinar abrangendo Ciências, Tecnologias e Culturas. O encontro busca fomentar a discussão sobre a tarefa intelectual em relação ao futuro latino-americano e do mundo, se realizando como produto das redes intelectuais já existentes para fortalecê-las e ampliá-las, assegurando a projeção de uma sociedade civil intelectual inserida nas discussões contemporâneas. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*