Seminários e Eventos

II Seminário de Integralidade

APRESENTAÇÃO

A Constituição de 1988 estabeleceu novos atributos ao Estado com relação à sociedade, entre os quais se destaca a saúde como direito de cidadania. Com este dispositivo legal foram estabelecidos princípios fundamentais para a efetiva concretização da política nacional de saúde – SUS – entre os quais destaca-se a integralidade das ações de saúde.

Com a incorporação deste princípio no arcabouço jurídico-institucional da reforma do sistema de saúde brasileiro, surgiu da necessidade de plasmar no setor um conceito que superasse as dicotomias históricas entre preventivo/curativo e individual/coletivo, expressas, no campo da saúde coletiva, pelo conflito saúde pública x assistência médico-hospitalar. Contudo, sua conceituação e aplicação na prática nem sempre são de fácil e conhecimento.

Mas a integralidade parece conferir, tanto às políticas especiais em âmbito nacional, como às experiências locais nos serviços de saúde, uma marca específica. A integralidade tem de fato sido experimentada no Brasil, tanto na formulação das políticas, quanto na prática de alguns serviços. Exatamente por isso, refletir teoricamente sobre os alcances e limites da noção de integralidade, examinar as experiências de formulação e de práticas no serviço de saúde, as marcas diferenciais relacionadas à integralidade, e discutir a emergência desse atributo no cotidiano dos serviços surgem como tarefas prementes para a saúde coletiva.

O “II Seminário do Projeto Integralidade: saberes e práticas no cotidiano dos serviços de saúde” pretende examinar e refletir essas questões, assim como apreciar com mais cuidado a riqueza e os potenciais dessa noção de integralidade.

PROGRAMAÇÃO

Data: 08 e 09 de novembro de 2001
Local: Auditório 6.012, 6° andar, Bloco E, Pavilhão João Lyra Filho – Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã, Rio de Janeiro, RJ

Dia 08/11

9h15min – Abertura

9h30min – Mesa-redonda: “Integralidade: Perspectivas atuais das políticas nacionais em políticas de saúde”

Expositores: Miguel Malo (OPAS), Paulo Teixeira (Coordenador do DST-AIDS-MS), Tania Lago (Coordenadora Nacional da Área Técnica – Ministério da Saúde) e Neli Almeida (Instituto Franco Basaglia)

Debatedor: Ruben Araujo Mattos (IMS/UERJ)

10h45min – Café

11h30min – Debate

12h30min – Almoço

14h – Mesa-redonda: “A integralidade e a promoção da saúde: limites e possibilidades no campo dos saberes e práticas em saúde”

Expositores: Noamar de Almeida Filho (ISC/UFBA), José Ricardo Ayres (USP-UNICAMP), Ruben Araujo Mattos (IMS/UERJ) e Octavio Bonet (Museu Nacional)

Debatedor: Sergio Carrara (IMS/UERJ)

15h15min – Café

15h30min às 17h – Debate

Dia 09/11

9h30min – Mesa-redonda: “Construção coletiva de projetos individuais: o cotidiano dos atores em suas práticas no serviço de saúde”

Expositores: Luiz Carlos de Oliveira Cecílio (Medicina Preventiva da UNICAMP), Aluísio Gomes (Saúde Comunitária/UFF), Ricardo Teixeira (Medicina Preventiva/USP) e Roseni Pinheiro (IMS/UERJ)

Debatedor: Kenneth Rochel Camargo (IMS/UERJ)

10h45min – Café

11h30min – Debate

12h30min – Almoço

14h – Mesa-redonda: “Relato de experiências com práticas eficazes e prestação do cuidado integral à saúde”

Expositores: Alcindo Antonio Ferla (Saúde Solidária SES do Rio Grande do Sul), Walcimar Leonel Estrela (Serviço de Homeopatia de Juiz de Fora), Vanderleia Daron (Política Intersetorial de Plantas Medicinais – Fórum Social pela vida Projeto Morar – SES/RS) e Anamaria Schneider (Secretária Municipal de Saúde – SMS/Resende-RJ)

Debatedor: Roseni Pinheiro (IMS/UERJ)

15h15min – Café

15h30min – Debate

CERTIFICADO

Com o intuito de solucionar as dúvidas que chegaram ao nosso canal de contato, informamos que os certificados referentes ao II Seminário do Projeto Integralidade serão emitidos mediante a lista de presença e enviados posteriormente pelo e-mail do ouvinte/participante.