Projetos de pesquisa

Estudos Multicêntricos Integradores de Tecnologias Avaliativas Sobre Integralidade na Atenção Básica

Descrição

Esta pesquisa se propõe a analisar, avaliar, desenvolver e disseminar tecnologias avaliativas em atenção básica, a partir de estudos multicêntricos integradores sobre praticas integralidade na atenção à saúde, que visam a identificar evidências capazes de induzir a reorganização da gestão e da atenção voltadas para os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, a proposta se ancora em pressupostos que norteiam as praticas de integralidade desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa do CNPq LAPPIS ao longo dos últimos cinco anos por meio do Projeto “Integralidade: saberes e práticas no cotidiano das instituições de saúde”, o qual conta com apoio de UERJ, CNPq e FAPERJ. Dos objetivos gerais está analisar e avaliar práticas de integralidade na atenção básica nos sistemas municipais de saúde, em busca de evidências para a produção de tecnologias avaliativas capazes de induzir a reorganização da gestão e da atenção voltadas para os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) em diferentes localidades nas cinco regiões no país. A estratégia metodológica a ser utilizada baseia-se na proposta de avaliação por Triangulação de Métodos, tendo como desdobramento metodológico e prático a retomada dos três pilares da avaliação tradicional e a eles se agregam os princípios básicos da sociologia compreensiva, não como superposição e sim como síntese. Desta forma, em lugar de apoiar em um marco disciplinar, a presente proposta amplia o espectro de contribuições teórico-metodológicas, de forma a perceber movimentos, estruturas, indicadores e relações entre micro e macro realidade. Os resultados esperados são os seguintes: 1) tecnologias avaliativas; 2) metodologias avaliativas; 3) banco de dados da pesquisa; 4) formação de recursos humanos 5) disseminação e Divulgação dos resultados e produção de material educativo. Este projeto foi aprovado pelo Edital MCT/CNPq/MS/DAB/SAS n.49/2005 – Pesquisas Avaliativas em Atenção Básica à Saúde – Auxílio a Pesquisa – Faixa IV.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . 

Integrantes

Roseni Pinheiro – Coordenadora / Ruben Araujo Mattos – Integrante / Aluísio Gomes da Silva Júnior – Integrante / Angelica Ferreira Fonseca – Integrante / Márcia Valéria Guimarães Cardoso Morosini – Integrante / Gustavo Corrêa Matta – Integrante / Carla Macedo Martins – Integrante / Claudia Medina Coeli – Integrante / Maria Angélica dos Santos Spinelli – Integrante / Magda Diniz Bezzera Dimenstein – Integrante / Oswaldo Leal – Integrante / Rodrigo Pinheiro Silveira – Integrante / Suzete Machetto Clauss – Integrante / Fabrícia da Silva Barros – Integrante / Fabíola Botechia – Integrante / Simoni Furtado da Costa – Integrante.

 

Financiadores/Parceiros

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.