Projetos de pesquisa

EnsinaSUS – Integralidade e As Graduações

Descrição

Este projeto teve por objetivo geral apoiar experiências inovadoras, realizadas por instituições de ensino e pesquisa, para melhoria da educação dos profissionais de saúde em dois campos de atuação específicos: a) na formação e educação permanente dos profissionais, tendo em vista as interfaces educação, saúde e trabalho e b) no desenvolvimento/incorporação de novas tecnologias do cuidado capazes de articular saberes e práticas produzidos nos serviços com estratégias para conhecê-las, avaliá-las e promover sua divulgação. Para a realização desse projeto optamos por uma abordagem transdisciplinar, principalmente das ciências humanas e sociais em saúde, a fim de descrever as trajetórias e a materialidade dessas experiências, assim como identificar os atores/autores e suas práticas nos processos de educação dos profissionais de saúde. Buscou-se mapear as ações dos atores envolvidos (estudantes, profissionais, docentes e usuários) a partir de uma análise dos processos realizados na formação profissional, os desenhos pedagógicos utilizados, as interfaces educação, saúde e trabalho estabelecidas e as respectivas inscrições nos campos político, social, cultural e econômico. Estima-se, dessa forma, apreender os elementos constituintes das transformações ocorridas no ensino-aprendizagem e na produção de conhecimentos, tão necessárias à integralidade da atenção à saúde. Suas atividades e resultados visam à sistematização de estudos sobre currículos profissionais voltados para a atenção integral à saúde individual e coletiva e integralidade do cuidado em saúde, bem como seus efeitos de produção de subjetividade em suas diferentes inserções, no que concerne ao estabelecimento de apoio às experiências inovadoras no campo da formação e educação permanente em saúde e o desenvolvimento de metodologias para a realização de análises dessas e de outras experiências capazes de subsidiar as transformações nos processos de educação dos profissionais de saúde..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Número de alunos envolvidos: graduação: 10; mestrado acadêmico: 2; Doutorado: 1.


Integrantes

Roseni Pinheiro – Coordenadora / Alda Lacerda – Integrante / Aluísio Gomes – Integrante / Ricardo Burg Ceccim – Integrante / Gilson Saippa – Integrante / Regina Lucia Monteiro Henriques – Integrante / Ruben Araujo de Mattos – Integrante / Lilian Koifman – Integrante / Rafael Gomes – Integrante / Francini Guizardi – Integrante / Emerson Elias Merhy – Integrante / Oswaldo Leal – Integrante / Rodrigo Pinheiro Silveira – Integrante / Maria Elizabeth Barros de Barros – Integrante.

 

Financiadores/Parceiros

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Bolsa / Fundação Oswaldo Cruz – Cooperação / Ministério da Saúde – Cooperação / Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Cooperação / Universidade Federal Fluminense – Cooperação / Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Bolsa.