ORGANIZADORES
Roseni Pinheiro, Aluisio Gomes Da Silva Junior E Ruben Araújo De Mattos
Referência:
PINHEIRO, R.; SILVA JUNIOR, A.G.; MATTOS, R.A.(ORGS). ATENÇÃO BÁSICA E INTEGRALIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA ESTUDOS DE PRÁTICAS AVALIATIVAS EM SAÚDE. RIO DE JANEIRO: CEPESC: IMS/UERJ: ABRASCO, 2008. 360 P. ISBN: 978-85-89737-46-3.
SUMÁRIO
Por uma rede solidária e plural de saberes e práticas no cotidiano dos serviços e das universidades
Roseni Pinheiro e Aluisio Gomes Da Silva Junior
PARTE I – PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, TRAJETÓRIA METODOLÓGICA E NOÇÕES FUNDANTES
1.1. Práticas avaliativas e as mediações com a integralidade na saúde: uma proposta para estudos de processos avaliativos na Atenção Básica
Roseni Pinheiro e Aluisio Gomes Da Silva Junior
1.2. Construindo caminhos analíticos e redes solidárias de pesquisa: a escolha de estratégias metodológicas e sua operacionalização
Roseni Pinheiro e Aluisio Da Silva Gomes
1.3. Uso da avaliação e formação profissional: impulsionando a prática da integralidade em saúde
Eronildo Felisberto, Cinthia Kalyne De Almeida Alves, Luciana Caroline De Albuquerque, Isabella Samico, Luciana Santos Dubeux E Eduardo Freese
PARTE II – GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS, CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DOS TRABALHADORES: AS DIMENSÕES DE ANÁLISE DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS E INTEGRALIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA
2.1. Experiência do Acre
Desenhos organizadores da integralidade e práticas avaliativas na atenção básica em Rio Branco
Rodrigo Silveira, Juliana Lofego, Osvaldo Leal, Lidianni Cruz Souza, Adônidas Feitosa, Lyvia Rodrigues E Lucianni Cruz Souza
Experiência de Mato Grosso
As práticas avaliativas entre a racionalização do sistema e as demandas dos usuários: o caso do SUS Cuiabá
Maria Angélica Dos Santos Spinelli, Júlio Strubing Müller Neto, Fátima Ticianel Schrader E Valdelírio Venites
2.2. Experiência de Minas Gerais
Tecnologias avaliativas de integralidade em saúde na Atenção Básica: a experiência do município de Juiz de Fora
Estela Márcia Saraiva Campos, Maria Teresa Bustamante-Teixeira, Hellen Bedim Bonin, Luciana Zimmermann De Oliveira, Camila Nunes De Lima Cruzeiro, Neuza Marina Mauad E Cláudia Medina Coeli
2.3. Experiência do Rio de Janeiro
A integralidade como eixo das práticas avaliativas: o caso de Piraí
Valéria Marinho Nascimento Silva, Aluisio Gomes Da Silva Junior, Roseni Pinheiro, Carla Almeida Alves E Rosana Freitas Arantes
PARTE III – ITINERÁRIOS TERAPÊUTICOS E TRAJETÓRIAS ASSISTENCIAIS: DESENHOS INTERDISCIPLINARES PARA AVALIAÇÃO EM SAÚDE
3.1. O itinerário terapêutico como uma tecnologia avaliativa da integralidade em saúde
Roseney Bellato, Laura Filomena Santos De Araújo E Phaedra Castro
3.2. Itinerário terapêutico e práticas avaliativas: algumas considerações
Fátima Regina Gomes Tavares E Octavio Bonet
3.3. Itinerários terapêuticos de pacientes com câncer: encontros e desencontros da Atenção Básica à alta complexidade nas redes de cuidado
Tatiana Engel Gerhardt, Adriana Rotoli E Deise Lisboa Riquinho
3.4. Trajetórias assistenciais e itinerários terapêuticos como práticas avaliativas da integralidade em Rio Branco
Rodrigo Silveira, Adônidas Feitosa, Juliana Lofego E Lidianni Cruz Souza
3.5. Trajetória assistencial em Piraí: uma prática avaliativa amistosa à integralidade
Valéria Marinho Nascimento Silva, Aluisio Gomes Da Silva Junior, Roseni Pinheiro E Carla Almeida Alves
PARTE IV – AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E INDICADORES DE AVALIAÇÃO: DISCURSOS E PRÁTICAS SOBRE PROCESSOS SAÚDE-DOENÇA E SUAS REPERCUSSÕES SOBRE O TRABALHO
4.1. Itinerários terapêuticos e Estratégia de Saúde da Família: discursos sobre o processo saúde-doença e acesso aos serviços de saúde no trabalho do Agente Comunitário de Saúde
Ana Lúcia De Moura Pontes, Simoni Furtado, Carla Martins, Gustavo C. Matta E Márcia Valéria C. G. Morosini
4.2. Avaliação do trabalho educativo do Agente Comunitário de Saúde: desafios para o setor saúde
Angélica Ferreira Fonseca, Felipe Rangel De Souza Machado E Carlos Maurício Guimarães Barreto
4.3. Elementos para a discussão sobre avaliação do trabalho educativo em saúde
Felipe Rangel De Souza Machado, Angélica Ferreira Fonseca, Isabel Brasil Pereira E Maria Cecília Araújo De Carvalho
4.4. Planejamento, avaliação e pactuação: algumas reflexões sobre o processo de pactuação a partir do Pacto dos Indicadores da Atenção Básica
Ruben Araujo De Mattos, Jaqueline Rodrigues Robaina E Natalia Netto De Siqueira
4.5. Planejamento, avaliação e pactuação: algumas reflexões sobre potenciais e limites de alguns indicadores propostos pelo Pacto dos Indicadores da Atenção Básica
Ruben Araujo De Mattos, Jaqueline Rodrigues Robaina E Natalia Netto De Siqueira
FICHA TÉCNICA
Atenção básica e integralidade: contribuições para estudos de práticas avaliativas em saúde
Roseni Pinheiro, Aluisio Gomes da Silva Junior, Ruben Araujo de Mattos (org.)
1ª edição / outubro 2008
Capa
Mauro Corrêa Filho
Preparação de originais e Revisão
Ana Silvia Gesteira
Editoração eletrônica
Mauro Corrêa Filho
Supervisão editorial
Ana Silvia Gesteira
Copyright © 2008 dos organizadores
Todos os direitos desta edição reservados aos organizadores
Esta publicação contou com apoio de CEPESC-IMS/UERJ, que tem resultados de pesquisas realizadas com auxílio de CNPq e Faperj.
Ficha catalográfica elaborada por UERJ/REDE SIRIUS/CBC
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