Seminários e Eventos

9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde será em Recife

FONTE: ABRASCO

Marco Zero, principal cartão postal do Recife. (Foto: Sol Pulquério/PCR). Divulgação

A comunidade da Saúde Coletiva já tem o que comemorar: entre os dias 1 e 3 de novembro acontece a 9º edição do Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CSHS), com atividades pré-congresso nos dias 30 e 31 de outubro. Sediado em Recife, Pernambuco, o congresso tem de tudo para ser grandioso. Com a proposta de fortalecer a produção de conhecimento sobre o pensamento social brasileiro e mundial e proporcionar o compartilhamento de diversas compreensões sobre o processo saúde-doença-cuidado, a nona edição do congresso traz como tema “Emancipação e Saúde: decolonialidade, reparação e reconstrução crítica”.

Chamada aberta para Coletivos Temáticos!

A Comissão Científica receberá até 23/04 propostas de Coletivos Temáticos, que marcaram as últimas edições dos Congressos Brasileiros de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, como proposta metodológica de democratizar e diversificar a construção do evento. Acesse o formulário.

“Esse congresso traz em sua temática o conjunto de sentimentos e expectativas que temos na realização do evento. Por um lado, existe um sentimento de esperança renovado de tecer novas políticas, novos pactos sociais que envolvam um estado democrático de direito, mas principalmente, que traga para o centro as lutas que foram constituídas ou fortalecidas ao longo dos últimos seis anos, com tantos enfrentamentos e retrocessos.”, afirma a presidente do Congresso, Mônica Nunes.

Para a coordenadora da Comissão Local, Keila Brito, é simbólico que o evento aconteça em um ano de retomada democrática e em um estado tão importante para a história nacional. “Pernambuco é um estado vanguarda em lutas e revoluções, atravessado por diversas manifestações culturais repletas de simbolismo, é solo fértil para abrigar um evento que carrega em seu cerne a reflexão crítica a respeito dos problemas sociais, econômicos e políticos que refletem na saúde dos povos, tendo a cultura e a diversidade como elementos transversais nesse processo.”, garante.

A ideia de transversalidade também está presente na Comissão Científica do evento. Composta por
por membros da comissão ampliada de Ciências Sociais, membros do comitê gestor e da comissão ampliada de Ciências Sociais Humanas em Saúde da Abrasco, membros da comissão organizadora local e representantes dos movimentos sociais, e contando inclusive com representação de alunos, a Comissão reflete também a pluralidade de conhecimentos e desejos para esta edição do congresso. “Trabalhamos com a ideia de diálogo horizontal, incluindo diversidade e multiplicidade de saberes. Nosso papel é propor temas para o debate, bem como avaliar as propostas apresentadas pela comunidade.”, afirma Suely Deslandes, coordenadora da Comissão Científica do 9º CSHS.