Descrição
Esta pesquisa consiste na 3a fase do projeto “Integralidade: saberes e práticas no cotidiano das instituições de saúde”, iniciado em 2000, que vem contando com apoio de UERJ, FAPERJ e CNPq, em diferentes etapas e modalidades de sua atuação. Desde 2000, nossa atenção está voltada para a compreensão de sentidos e significados atribuídos ao princípio da integralidade e para a elaboração de ferramentas de análise de programas e serviços centrados nessa diretriz, particularmente no que diz respeito às tecnologias de gestão e cuidado com participação da sociedade civil, às práticas de saúde coletiva e à formação profissional em saúde, assim como ao estudo da construção dos saberes produzidos. Nesse sentido, as práticas do cotidiano dos sujeitos nos serviços de saúde são, neste projeto, o lócus privilegiado de estudo, posto que é nesse plano das práticas que se dá a construção da integralidade, seja na formulação e gestão das políticas de saúde, seja nas relações que se estabelecem entre usuários e profissionais, e destes com os serviços. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo geral compreender como as categorias demanda, necessidade e oferta são constituídas no cotidiano dos serviços de saúde, a partir da identificação e análise dos contextos institucionais em que se inserem, dos atores e as práticas, assim como os saberes que as sustentam.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Número de alunos envolvidos: graduação: 2; mestrado acadêmico: 2; doutorado: 1.
Integrantes
Roseni Pinheiro – Coordenador / Madel Therezinha Luz – Integrante / Alda Lacerda – Integrante / Sonia Acioli – Integrante / Francine Lube Guizardi – Integrante / Aluísio Gomes da Silva Júnior – Integrante / Maria Angélica dos Santos Spinelli – Integrante / Octávio Andress Ramon Bonet – Integrante / Paulo Henrique Martins – Integrante / Carlos Eduardo Freire Estellita Lins – Integrante / Inesita Soares de Araujo – Integrante.
Financiador/Parceiro
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.