Publicações - 2010

Ética, Técnica e Formação: as razões do cuidado como direito à saúde

ORGANIZADORAS

Roseni Pinheiro e Tatiana Coelho Lopes

Referência:
Ética, técnica e formação: as razões do cuidado como direito à saúde / Roseni Pinheiro e Tatiana Coelho Lopes, organizadoras. – Rio de Janeiro: CEPESC: IMS/UERJ: ABRASCO, 2010. 256 p. ISBN: 978-85-89737-53-1.

SUMÁRIO

As razões do direito à saúde: ética, técnica e formação como política
Roseni Pinheiro e Tatiana Coelho Lopes

PARTE I – ÉTICA DO CUIDADO – É POSSÍVEL (RE)VALORIZAR O CUIDADO COMO ESTRATÉGIA DE RECONHECIMENTO, VISIBILIDADE E SENTIMENTO DE PERTENÇA?

1.1. Direito e usuários em saúde: três representações sobre a relação entre a forma e a alma.
Felipe Dutra Asensi.

1.2. Considerações ético-políticas sobre a produção do cuidado como bem-comum.
Francini Lube Guizardi e Felipe de Oliveira Lopes Cavalcanti.

1.3. A constituição de um novo ethos na saúde: novas ágoras, novas formas de produção do comum.
Eduardo Mendes Ribeiro.

PARTE II – MEDICALIZAÇÃO NA SAÚDE: DESPERSONALIZAÇÃO, DESUMANIZAÇÃO E UTILITARISMOS. AFINAL, DO QUE SE TRATA? MEDICALIZAÇÃO, CONHECIMENTO O COMPLEXO MÉDICO-INDUSTRIAL

Kenneth Rochel de Camargo JR.

2.1. A urgência/emergência como modelo crítico para a integralidade.
Carlos Estellita-Lins.

2.3. A humanização como estratégia frente à medicalização da vida: aposta na democracia institucional e na autonomia dos sujeitos.
Dário Frederico Pasche.

PARTE III – SOFRIMENTO, ADOECIMENTO E EMOÇÕES NA PRODUÇÃO DO CUIDADO: O USUÁRIO, O PROFISSIONAL E O PROFESSOR NUMA HORA DESSAS?

3.1. Integralidade do cuidado, situações de aprendizagem e o desafio do reconhecimento mútuo.
José Ricardo de C. M. Ayres.

3.2. Sofrimento e adoecimento nos processos de trabalho e formação: entre paralisias e criações.
Maria Elizabeth Barros de Barros e Ana Lucia C. Heckert.

3.3. A construção do ato de cuidar no espaço da formação em saúde: a ética, a prática, sujeitos e valores.
Lilian Koifman, Verônica Silva Fernandez e Carlos Dimas Martins Ribeiro.

3.4. A formação docente na saúde e a questão do sofrimento, adoecimento e emoções na produção do cuidado.
Isabel Brasil Pereira.

3.5.Memória como método cartográfico e dispositivo de formação-intervenção no contexto da produção do cuidado em saúde pública.
Claudia Abbês Baêta Neves, Laura Gonçalves, Monica Roza e Serafim Santos Filho.

PARTE IV – USUÁRIO, ESTUDANTE E TRABALHADOR: É POSSÍVEL CONSTRUIR NOVAS ABORDAGENS AVALIATIVAS NA INTERFACE SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO CENTRADO NO DIREITO E NA ÉTICA?

4.1. Reflexões sobre a prática avaliativa no contexto da saúde da mulher: participação.
do usuário, estudante e trabalhador.
Tatiana Coelho Lopes, Elysangela Dittz Duarte, Erika da Silva Dittz, Lélia Maria Madeira e Vera Cristina A. M. Bonazzi.

4.2.Princípios e competências para uma avaliação construtivista em saúde: esboço para uma proposta de educação permanente.
Leny A. Bomfim Trad.

4.3. Tensões delineadoras da integralidade na saúde suplementar.
Aluisio Gomes da Silva Junior, Thiago Inocêncio Constancio, Thiago Enrico Massi Werneck, Valéria Marinho Nascimento Silva e
Cátia Mantini.

FICHA TÉCNICA

Ética, Técnica e Formação: as razões do cuidado como direito à saúde
Roseni Pinheiro e Tatiana Coelho Lopes (orgs.)

1ª edição

Capa
Mauro Corrêa Filho

Revisão e preparação dos originais
Ana Silvia Gesteira

Editoração eletrônica
Mauro Corrêa Filho

Supervisão editorial
Ana Silvia Gesteira

Copyright © 2010 das organizadoras

Ficha catalográfica elaborada por UERJ/REDE SIRIUS/CBC
Esta publicação contou com apoio de CEPESC-IMS/UERJ
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