Notícias - XVI Seminário

XVI Seminário da Integralidade conta com minicurso sobre educação em saúde com enfoque em palhaçaria

foto palhacariaA palhaçaria aposta na criação de novas dinâmicas nas atividades de educativas, que se contraponham à fragilização da vida e  explorem fronteiras do corpo e do fazer/produzir saúde.

A inovação nas práticas de educação em saúde se constitui como um atual desafio para o setor saúde, exigindo a aproximação de novos saberes e fazeres neste processo. Buscando trazer uma experiência prática sobre esta possibilidade de interlocução entre a saúde o universo artístico, o professor César Paro irá ministrar minicurso sobre a palhaçaria nas práticas de educação em saúde no XVI Seminário Internacional do Projeto Integralidade: Saberes e Práticas no Cotidiano das Instituições de Saúde.

“A palhaçaria emerge em tal contexto como uma ferramenta capaz de desvelar novas sensibilidades e possibilidades narrativas que potencializam a experiência do encontro – clínico, cuidador, pedagógico e da/na investigação”, comenta César Augusto Paro, professor do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ), pós-graduando em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ) e pesquisador do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis).

Para o pesquisador do Lappis, pensar na palhaçaria nas atividades de educação em saúde é apostar na criação de novas dinâmicas que se contraponham à fragilização da vida no seu cotidiano e que exploram novas fronteiras do corpo e do fazer/produzir saúde.

A atividade será desenvolvida a partir de jogos teatrais de interação entre os participantes, com elementos que compõe a arte da palhaçaria, como o olhar, o ritmo, a concentração, a relação com o outro, o encontro, o trabalho em equipe.

O XVI Seminário da Integralidade ocorrerá este ano no Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte-MG, de 28 a 30 de junho de 2016.

Para acompanhar maiores informações sobre o evento e realizar a sua inscrição no seminário, acesse AQUI. 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*