Seminários e Eventos

VII Seminário Integralidade

APRESENTAÇÃO

O eixo temático do VII Seminário Nacional do Projeto Integralidade: Saberes e Práticas no Cotidiano das Instituições de Saúde discutiu o cuidado em saúde como um constructo de discursos e ações que exige o reconhecimento do ethos cultural de quem é cuidado, mediante a revalorização do diálogo entre diversidade e pluralidade. Nesse sentido, problematizar o conhecimento em saúde, sobretudo no modo como trata a questão do valor dos valores da saúde na sociedade contemporânea e as soluções de investigações a ela destinadas torna-se tarefa constitutiva da compreensão do cuidado como a principal razão pública da integralidade em saúde.

O projeto ‘Integralidade: Saberes e Práticas no Cotidiano das Instituições de Saúde’, em sua segunda fase, constituiu o eixo analítico, dialógico e estruturante das atividades do LAPPIS (Laboratório de Pesquisa sobre Práticas de Integralidade em Saúde) relacionadas a estudos sobre experiências inovadoras que vêm emergindo do processo de consolidação do SUS. Desde 2000, nossa atenção está voltada para a compreensão de sentidos e significados atribuídos ao princípio da integralidade e para a elaboração de ferramentas de análise de programas e serviços centrados nessa diretriz. Em 2006 foi realizado o VI Seminário Nacional do Projeto Integralidade, com a participação de profissionais, gestores, pesquisadores, docentes, representantes da sociedade civil organizada, estudantes de graduação e pós-graduação. Em cada um dos eventos, foram apresentados trabalhos realizados pelos pesquisadores e colaboradores do projeto, reunidos na coletânea Gestão em redes: práticas de avaliação, promoção e participação na saúde.

A participação de pesquisadores de diferentes áreas ligadas ao tema saúde, assim como o estabelecimento de parcerias institucionais intra e inter-UERJ voltadas para pesquisa e ensino têm contribuído de maneira decisiva para o aprimoramento e desenvolvimento das atividades do programa LAPPIS. Neste seminário, o encontro auspicioso com diferentes pesquisadores buscou o diálogo entre concepções filosóficas, políticas, jurídicas, sociais e culturais, as quais sejam capazes de contribuir para proposição de alternativas teóricas e metodológicas levantadas por essas questões, afim de intensificar a interface entre saúde, educação e cidadania na saúde.

Coordenadores: Roseni Pinheiro e Ruben Araujo de Mattos.

PROGRAMAÇÃO

Data: 28 a 30 de novembro de 2007
Local: Auditórios 11 (1º andar) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

A programação do evento ocorrido Programação

28/11 – 4ª feira
Conferência de abertura: O Valor dos Valores na Sociedade Contemporânea: a questão do cuidado
Madel Therezinha Luz (IMS-UERJ)

Mesa-redonda: Responsabilidade coletiva no cuidado: é possível julgar a responsabilidade individual?
Coordenação: Roseni Pinheiro (IMS-UERJ)
Expositores: Bethânia Assy (Fac. de Direito-UERJ); Humberto Jacques de Medeiros (Fac. de Direito-UNB); Cristiani Vieira (ENSP-Fiocruz); Elma Zoboli (Escola de Enfermagem-USP)

29/11 – 5ª feira
Mesa-redonda: Epistemologia da prática: é possível produzir uma prática reflexiva do cuidado?
Coordenador: Ruben Mattos (IMS-UERJ)
Expositores: José Ricardo Ayres (Fac. de Medicina-USP); Kenneth Rochel de Camargo Junior (IMS-UERJ); Lilian Koifman (ISC-UFF); Maria Elizabeth Barros de Barros (PPGPSI-UFES)Isabel Brasil (EPSJV-Fiocruz)

Mesa-redonda:Cuidado como redes sociais: democracia, solidariedade e inclusão são possíveis?
Coordenação: Madel Therezinha Luz (IMS-UERJ)
Expositores: Tatiana Gerhardt (Escola de Enfermagem-UFRGS); Eleonora Menicucci (DMEDPREV-EPM-UNIFESP); Martha Cristina Nunes Moreira (IFF-Fiocruz); Alda Lacerda (EPSJV-Fiocruz)
30/11 – 6ª feira
Mesa-redonda: Escuta como cuidado: é possível ensinar?
Coordenação: Regina Monteiro Henriques (Fac. de Enfermagem-UERJ)
Expositores: Andréa Caprara (CCS-UECE); Ana Heckert (PPGPSI-UFES); Lélia Maria Madeira (EENF/UFMG-HSF); César Favoreto (FCM-UERJ)

Mesa-redonda: O “valor” da humanização no cuidado: é possível avaliar?
Coordenação: Roseni Pinheiro (IMS-UERJ)
Expositores: Aluisio Gomes da Silva Jr (ISC-UFF); Paulo Henrique Martins(DCS-UFPE/NUCEM); Zulmira Hartz (ENSP-Fiocruz); Suely Ferreira Deslandes (IFF-Fiocruz)

Local: Auditórios 11 (1º andar) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

CERTIFICADO

Com o intuito de solucionar as dúvidas que chegaram ao nosso canal de contato, informamos que os certificados referentes ao VII Seminário do Projeto Integralidade serão emitidos mediante a lista de presença e enviados posteriormente pelo e-mail do ouvinte/participante.