Seminários e Eventos

VIII Seminário de Integralidade

APRESENTAÇÃO

O eixo temático do VIII Seminário Nacional do Projeto Integralidade: Saberes e Práticas no Cotidiano das Instituições de Saúde – 20 anos do SUS constitucional discutiu novamente o cuidado na saúde, a partir da perspectiva da efetiva práxis responsável dos atores envolvidos na sua realização. A tarefa que se impôs foi a partir de estudos de experiências concretas vividas nas atividades de ensino, pesquisa e serviço, problematizar a produção de saberes e práticas dos atores envolvidos com o cuidado em saúde.

ATELIÊ DO CUIDADO: ENSINO – PESQUISA – SERVIÇO

O projeto “Integralidade: Saberes e Práticas no Cotidiano das Instituições de Saúde”, em sua segunda fase, constituiu o eixo analítico, dialógico e estruturante das atividades do LAPPIS relacionadas a estudos sobre experiências inovadoras que vêm emergindo do processo de consolidação do SUS. Desde 2000, nossa atenção está voltada para a compreensão de sentidos e significados atribuídos ao princípio da integralidade e para a elaboração de ferramentas de análise de programas e serviços centrados nessa diretriz.

Em 2007 foi realizado o VII Seminário Nacional do Projeto Integralidade, com a participação de profissionais, gestores, pesquisadores, docentes, representantes da sociedade civil organizada, estudantes de graduação e pós-graduação. Em cada um dos eventos, foram apresentados trabalhos realizados pelos pesquisadores e colaboradores do projeto, reunidos na coletânea Gestão em redes: práticas de avaliação, promoção e participação na saúde.Os textos selecionados no Ateliê do Cuidado do VII Seminário de Integralidade foram avaliados pelos pareceristas e serão reunidos, na íntegra, em uma coletânea que será disponibilizada no site do Lappis por ocasião do VIII Seminário, em setembro.

Em 2008 celebramos 20 anos de SUS constitucional, que plasma as lutas da reforma sanitária na efetivação do direito à saúde como questão de cidadania, no plano jurídico-legal e institucional. Com a inauguração do Estado de Direito no Brasil, mediante a promulgação da Constituição de 1998, presenciamos um percurso de limites, desafios e avanços para a efetivação da integralidade em saúde, como direito e como serviço. Desse percurso elegemos o cuidado como categoria analítica numa perspectiva ético-político-pedagógica que tem na responsabilidade coletiva uma ideia-força. Nesse sentido, é necessário pensar a fundação de um ethos público, cuja análise da natureza do agir-cuidar na saúde traz à tona várias questões, das quais destacamos: a) os desafios éticos-políticos dos profissionais gestores e usuários da produção de cuidado como um trabalho vivo de saúde; b) o desvelamento do “outro” como a face cidadã do cuidado – assim, portador de direitos humanos; e c) a construção de uma prática educativa capaz de conciliar a ética e a técnica, buscando superar sua dicotomização e fragmentação do cuidado.

E há, ainda, o tema da responsabilidade sanitária, no qual o “tamanho da integralidade do cuidado” possa ser problematizado numa perspectiva emancipadora de afirmação de direitos, cuja relação entre público e privado não pode ser deixar de ser analisada.

A participação de pesquisadores de diferentes áreas ligadas ao tema saúde, assim como o estabelecimento de parcerias institucionais intra e inter-UERJ voltadas para pesquisa e ensino têm contribuído de maneira decisiva para o aprimoramento e desenvolvimento das atividades do programa LAPPIS. Neste seminário, o encontro auspicioso com diferentes pesquisadores busca o diálogo entre concepções filosóficas, políticas, jurídicas, sociais e culturais, que sejam capazes de propor alternativas teóricas e metodológicas levantadas por essas questões, a fim de intensificar a interface entre saúde, educação e cidadania na saúde.

Coordenadores: Roseni Pinheiro e Ruben Araujo de Mattos

PROGRAMAÇÃO

Data: 10 a 12 de setembro de 2008
Local: 
Auditório 11 (1º andar) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

10/09 – 4ª feira

Conferência de abertura Cuidar: desafios ético-pedagógicos na saúde Madel Therezinha Luz (IMS-UERJ)

Mesa-redonda – Responsabilidade e decisão no cuidado: é possível fundar um ethos público na saúde?
Coordenação: Roseni Pinheiro (IMS-UERJ) Expositores: Bethânia Assy (Direito-UERJ), Felipe Dutra Asensi (IUPERJ-FGV) – Responsabilidade e decisão no cuidado: é possível fundar um ethos público na saúde?  | Eduardo Stotz (ENSP-Fiocruz) – Epidemia de dengue e responsabilidade das autoridades sanitárias: é possível fundar um ethos público na saúde?

11/09 – 5ª feira

Mesa-redonda – O Outro como a face do cuidado: é possível manter uma relação de si com o Outro?Coordenação: Madel Therezinha Luz (IMS-UERJ)
Expositores: José Ricardo Ayres (Medicina-USP); Carlos Estellita-Lins (IFF-Fiocruz); Maria Elizabeth Barros de Barros (PPGPSI-UFES); Antonio Maia (PUC e UERJ)

Mesa-redonda – Busca por cuidado como um condicionante de saúde: é possível considerar a escolha do usuário na redefinição das ações de saúde?
Coordenação: Roseni Pinheiro (IMS-UERJ)
Expositores: Paulo Henrique Martins (DCS-UFPE/Nucem); Tatiana Gerhardt (Enfermagem-UFRGS); Alda Lacerda (EPSJV-Fiocruz); Octavio Bonet (IFCHS-UFJF)

12/09 – 6ª feira

Mesa-redonda – Ética e técnica no cuidado: é possível conciliar na prática educativa na saúde?Coordenação: Regina Lúcia M. Henriques (Enfermagem-UERJ)
Expositores: César Favoreto (FCM-UERJ); Ana Heckert (PPGPSI-UFES); Elizangela Dittz (Hospital Sofia Feldman – BH); Lilian Koifman (ISC-UFF) ; Isabel Brasil (EPSJV-Fiocruz)

Mesa-redonda – Responsabilidade sanitária: é possível definir o tamanho da integralidade no cuidado nos serviços públicos e privados?

Coordenação: Ruben Araujo de Mattos (IMS-UERJ)
Expositores: Aluisio Gomes da Silva Jr. (ISC-UFF); Cristiani Vieira (ENSP-Fiocruz); Angela Salton Rotunno (MPF-RS); Armando Raggio (CONASS); Alfredo Scaff (ANS)

MULTIMÍDIA

FOTOS

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CERTIFICADO

Com o intuito de solucionar as dúvidas que chegaram ao nosso canal de contato, informamos que os certificados referentes ao VIII Seminário do Projeto Integralidade serão emitidos mediante a lista de presença e enviados posteriormente pelo e-mail do ouvinte/participante.

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