Projetos de extensão

Saúde, Comunicação e Sociedade

Descrição

Este projeto teve por objetivo geral discutir como as ações de comunicação na saúde pública relacionam-se (ou não) com as práticas de Integralidade, a partir da análise dos efeitos da apropriação técnica e política de suas tecnologias (tradicionais e novas, tais como informação digital e suas redes e serviços). A iniciativa de construir este projeto decorreu da apreensão de diferentes sentidos e significados atribuídos às ações de comunicação em saúde e da compreensão estratégica dessas ações na integração das políticas públicas, na inclusão social e na garantia do direito à saúde. As atividades desenvolvidas subdividiu-se em planos específicos, mas não excludentes entre si, das quais foram: ensino – que se discutiu o papel da comunicação a partir da sistematização, da divulgação e promoção de reflexões acerca dos estudos e práticas de Integralidade em Saúde, que incluiria temas relativos às Políticas de Saúde, à discussão pública da Ciência e a Cultura. Tais atividades subsidiariam uma discussão acerca da incorporação do tema saúde nos cursos de graduação em comunicação social; pesquisa no qual seriam desenvolvidos projetos integrados de ensino-extensão-pesquisa, que teriam como foco de análise os acervos e resultados de outras pesquisas realizadas pelas instituições parceiras, no sentido de aprofundar e aprimorar iniciativas de trabalhos realizados em diferentes linhas de atuação. Destacamos por último a edição do Boletim do LAPPIS, atividade realizada por discentes de diferentes áreas (jornalismos, antropologia, sociologia e medicina), visando a apropriação e manejo de novas tecnologias comunicacionais relacionadas à temática de saúde como ferramenta de pesquisa e extensão universitária.

Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 
Número de alunos envolvidos: graduação: 3; mestrado acadêmico: 1; doutorado: 1.


Integrantes

Roseni Pinheiro – Coordenadora / Madel Therezinha Luz – Integrante / Kenneth Rochel de Camargo Jr – Integrante / Octávio Bonet – Integrante / Janine Cardoso – Integrante / Inesita Soares de Araujo – Integrante / Alfredo Neto – Integrante.

 

Financiadores/Parceiros

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Cooperação / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Bolsa / Fundação Oswaldo Cruz – Cooperação / Ministério da Saúde – Cooperação / Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Bolsa / Universidade Federal Fluminense – Cooperação.