Publicações - 2007

Razões Públicas para a Integralidade em Saúde: o cuidado como valor

ORGANIZADORES

Roseni Pinheiro E Ruben Araújo De Mattos   

Referência:
Razões públicas para a integralidade em saúde: o cuidado como valor / Roseni Pinheiro e Ruben Araújo de Mattos, organizadores. – Rio de Janeiro: IMS/UERJ: CEPESC: ABRASCO, 2007. 404 p. ISBN: 978-85-89737-41-8.

 

SUMÁRIO

Introdução
Roseni Pinheiro E Ruben Araujo De Mattos

PARTE I – RESPONSABILIDADE

1.1. Cuidado como um valor: um ensaio sobre o (re)pensar e a ação na construção de práticas eficazes de integralidade em saúde
Roseni Pinheiro

1.2. Trabalho em equipe e responsabilidade coletiva: a potência do espaço público
Tatiana Coelho Lopes, Regina Lúcia Monteiro Henriques E Roseni Pinheiro

1.3. Responsabilidade do Estado, papel e relações entre Poderes na saúde: duas ou três coisas que sabemos disso
Cristiani Vieira Machado, Tatiana Wargas De Faria Baptista E Luciana Dias De Lima

1.4. Cuidado: práxis responsável de uma cidadania moral
Elma Zoboli

1.5. Direito, estética e integralidade na saúde: uma reflexão multidisciplinar sobre valores
Felipe Dutra Asensi

PARTE II – EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA

2.1. A filosofia empírica da atenção à saúde
Kenneth Rochel De Camargo Jr.

2.2. Seria possível uma prática do cuidado não-reflexiva? O cuidado como atividade
Maria Elizabeth Barros De Barros

2.3. Da necessidade de uma prática reflexiva sobre o cuidado: a hermenêutica como acesso ao sentido das práticas de saúde
José Ricardo De C. M. Ayres

2.4. A educação dos trabalhadores: valores éticos e políticos do cuidado na saúde
Isabel Brasil Pereira

2.5. Reflexões sobre o papel do docente em saúde na constituição de valores e sentidos sobre o ato de cuidar
Lilian Koifman, Gilson Saippa Oliveira E Veronica Fernandez

PARTE III – ENSINO

3.1. Escuta como cuidado: é possível ensinar?
Lélia Maria Madeira, Ana Flávia Coelho Lopes, Elysângela Dittz Duarte, Erika Da Silva Dittz E Tatiana Coelho Lopes

3.2. Escuta como cuidado: o que se passa nos processos de formação e de escuta?
Ana Lucia C. Heckert

3.3. Obstáculos à ampliação da competência dialógica e interpretativa da clínica de médicos atuando na atenção primária
Cesar Augusto O. Favoreto

3.4. Escuta como cuidado: é possível ensinar?
Andrea Caprara

PARTE IV – REDES SOCIAIS

4.1. Cuidado integral e emoções: bens simbólicos que circulam nas redes de apoio social
Alda Lacerda, Maria Beatriz Guimarães, Carla Moura Lima E Victor Vincent Valla

4.2. O cuidado como metáfora nas redes da prática terapêutica
Octavio Bonet E Fátima Regina Gomes Tavares

4.3. Itinerários terapêuticos e suas múltiplas dimensões: desafios para a prática da integralidade e do cuidado como valor
Tatiana Engel Gerhardt

4.4. Dádiva e rede na saúde: circuitos de troca e construção de estratégias de cuidado
Martha Cristina Nunes Moreira

4.5. Gênero, saúde da mulher e integralidade: confluências e desencontros
Wilza Vieira Villela E Eleonora M. Oliveira

PARTE V – HUMANIZAÇÃO, AVALIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS

5.1. Humanização para quem? Um olhar crítico sobre os cuidados a partir da fenomenologia da percepção
Paulo Henrique Martins

5.2. Perda de ética no trabalho acadêmico: geração de sofrimento e doença entre trabalhadores universitários a partir do produtivismo como valor-fim entre pesquisadores docentes
Madel T. Luz

5.3. Repensando a organização da rede de serviços de saúde a partir do princípio da integralidade
Ruben Araujo De Mattos

5.4. O cuidado humanizado como valor e ethos da prática em saúde
Suely F. Deslandes

FICHA TÉCNICA

Razões públicas para a integralidade em saúde: o cuidado como valor
Roseni Pinheiro e Ruben Araújo de Mattos (Orgs.)

1ª edição / 2007

Capa
Mauro Corrêa Filho

Revisão e preparação de originais
Ana Silvia Gesteira

Editoração eletrônica
Mauro Corrêa Filho

Supervisão editorial
Ana Silvia Gesteira

Copyright © 2007 dos organizadores

Todos os direitos desta edição reservados aos organizadores
Esta publicação contou com apoio de CEPESC-IMS/UERJ, que tem resultados de pesquisas realizadas com auxílio de CNPq e Faperj.
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