Listamos aqui os integrantes da Rede Multicêntrica de Pesquisa Incubadora da Integralidade em Saúde, como resultado de um empreendimento humano e coletivo de incluir participantes das atividades de pesquisa-ensino-extensão das instituições parceiras e genuínas de composição do Grupo de Pesquisa do CNPq LAPPIS e das IES (Instituições de Ensino Superior) envolvidas. Trata-se de uma estratégia de visibilidade de atores-autores dessa rede, contribuindo para reafirmação das funções essênciais da universidade, ao mesmo tempo que afirma sua dinamicidade.

Alexandre Trino

Graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (1991). Mestrado em Saúde Coletiva (Odontologia Social) pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2000). Doutorado em Informação e comunicação em Saúde – ICICT/FIOCRUZ (2020). Atualmente é Professor de Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva da UFRJ e Assessor Técnico da Superintendência de Atenção Psicossocial e Populações Vulneráveis da Secretaria de Estado de Saúde. Foi Coordenador dos Consultórios na Rua De Niterói (2018-2022)

Currículo Lattes

Aluísio Gomes da Silva Junior

Professor titular do Instituto de Saúde da Comunidade da UFF, Líder do Grupo de Estudos de Gestão e Ensino em Saúde. Editor Associado da Revista PHYSIS -IMS-UERJ. Áreas de Interesse: saúde coletiva, gestão em saúde, com ênfase em Modelos Tecnoassistenciais, avaliação de serviços de saúde sob a ótica da integralidade, saúde suplementar e educação de profissionais de saúde.
Currículo Lattes

Ana Sílvia Gesteira

Pós-graduada em Letras (Especialização em Língua Francesa) pelo setor de publicações do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Editora Assistente da CEPESC EDITORA e tem experiência em tradução/versão e revisão de textos nos idiomas inglês, francês e português.
Currículo Lattes

Antonio Arruda

Mestrando em Filosofia – UNISINOS (2018). Bacharel em Direito – Universidade de Pernambuco, Campus Arcoverde (2018). Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Hannah Arendt e a Filosofia Política Contemporânea – Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Bárbara Bulhões

Sanitarista. Doutoranda em Saúde Coletiva (IMS/UERJ), Mestre em Saúde Coletiva (UFF). Atualmente Professora Assistente de Saúde Coletiva – Faculdade de Medicina UFRJ/ Macaé Áreas de interesse: Saúde Coletiva, com ênfase em Educação em Saúde, Redes de Atenção a Saúde, Cuidado e trabalho em saúde e Gestão e Avaliação em Saúde.
Currículo Lattes

Bethânia Assy

Doutora em Filosofia pela New School for Social Research, NY-USA (2003) e Pós-Doutorado na Birkbeck Law School, London University. Coordenadora Adjunta da Cátedra Unesco (Puc-Rio): Direitos Humanos: Violência, Governo e Governança e do Núcleo de Direitos Humanos (Puc-Rio). Professora do departamento de direito da Puc-Rio e Professora adjunta na UERJ.
Currículo Lattes

César Augusto Paro

Professor Substituto do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ) Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ. É ator e performer, possuindo experiência com pesquisa baseada em artes, teatro do oprimido, palhaçaria e performance urbana. Áreas de Interesse: de formação de profissionais de saúde, educação popular em saúde, educação em saúde, promoção da saúde, práticas artísticas em saúde e integralidade em saúde.
Currículo Lattes

Cristina Muller

Pós-Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás – UFG/GO (Mar2018-Fev2019). Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos ? UFSCar/SP (2010). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul /PUCPOA (1998). Graduada em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo? UPF/RS (1995). Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina? UEL/PR, onde atua no Departamento de Filosofia desde o ano de 2000. Docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Londrina; coordenadora do referido Programa de Pós-Graduação no biênio 2022-2023. Participante do Núcleo de Sustentação do GT Filosofia Política Contemporânea da ANPOF, onde foi coordenadora no biênio 2016-2018. Concentra suas pesquisas na área de Filosofia Política e Ética com ênfase em Hannah Arendt. Desde 2018 incluiu nas suas investigações a temática acerca da presença da Mulher na Filosofia

Currículo Lattes

Dario de Sousa e Silva Filho

Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Pesquisador em Ciências Sociais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Estratificação, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdade da pobreza, populações de rua e conflitos urbanos, sociologia urbana, Favela, juventude, estratificação e violência. Atualmente desenvolve a pesquisa “A Máquina de Fazer Párias: Vida nas ruas, redes do crack e territorialidade da pobreza criminalizada no Rio de Janeiro.

alt

Edvaldo da Silva Nabuco

Graduado em Jornalismo (Centro Universitário de Barra Mansa) e Graduado em Filosofia (UFRJ) e Mestre em Memória Social (UFRJ). Atualmente é Pesquisador colaborador da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública. Áreas de Interesse: Memória, Luta Antimanicomial, Poder, Resistência.
Currículo Lattes

Elysângela Dittz Duarte

Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente (UFMG). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG e pesquisadora dos grupos de pesquisa NUPEPE e Incubadora da Integralidade do Hospital Sofia Feldman. Área de interesse: Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Neonatal e Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção integral à saúde, cuidados de enfermagem, recém-nascido, educação em saúde e cuidado de saúde.
Currículo Lattes

Erika da Silva Dittz

Doutora em Ciências da Saúde (UFMG). Atualmente é Terapeuta Ocupacional da Fundação de Assistência Integral à Saúde/Hospital Sofia Feldman especializado na assistência à mulher e ao recém-nascido. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre o Ensino e a Prática de Enfermagem (NUPEPE)- EEUFMG. Área de Interesse: integralidade; neonatologia; saúde mental; política de saúde; saúde coletiva.
Currículo Lattes

Fabio Hebert da Silva

Doutor em Educação (UFES) Professor Adjunto do Curso de Psicologia da UFES e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional/UFES. Áreas de Interesse: Análise Institucional, Políticas Públicas, Ética, Saúde, Processos de Formação, Transdisciplinaridade e articulação entre Psicologia, Filosofia e Literatura.
Currículo Lattes

Fátima Aparecida Ticianel Schrader

Mestre em Saúde Coletiva (UFMT). Enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e Especialista no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Áreas de Interesse: Programa de Saúde da Família, Gestão do Sistema Municipal de Saúde, Avaliação de Implementação de Programa.
Currículo Lattes

Felipe Dutra Asensi

Doutor em Sociologia pelo IESP/UERJ com Pós-Doutorado em Direito FD/UERJ. Membro Efetivo da Comissão de Direito Constitucional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Membro Titular da Red Iberoamericana de Derecho Sanitario (RIDS). Senior Member da Inter-American Bar Association (IABA). Vice-líder do Grupo de Pesquisa do CNPq LAPPIS.
Currículo Lattes

Fernando José Herkrath

Doutor em Saúde Coletiva, área de concentração Epidemiologia, pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador em Saúde Pública no Instituto Leônidas e Maria Deane / Fiocruz Amazônia e Professor Adjunto da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas. docente permanente do Programa de Pós-graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA – Fiocruz Amazônia), do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Amazonas (PPGSC-UEA), do qual esteve como coordenador de 2020 a 2022, e do Doutorado em Saúde Pública na Amazônia (UEA / UFAM / Fiocruz Amazônia). ORCID ID

https://orcid.org/0000-0003-4439-0189

Currículo Lattes

Francini Lube Guizardi

Doutora em Saúde coletiva (IMS/UERJ). Pesquisadora em Saúde Pública na Escola FIOCRUZ de Governo/ FIOCRUZ Brasília. Integra o Núcleo de Estudos em Democratização e Sociabilidades na Saúde (NEDSS). Atua como Editora Junior da Revista Interface – saúde, educação e comunicação. Área de interesse: saúde coletiva, educação profissional em saúde, políticas públicas, estado e democracia institucional.
Currículo Lattes

Francisco Javier Ortega Guerrero

Doutor em Filosofia – Universität Bielefeld, Alemanha. Atualmente é Research Professor de ICREA (Catalan institution for Research and Advanced Studies) no MARC (Medical Anthropology Research Center) da Universitat Rovira i Virgili de Tarragona, Espanha, vice-diretor do Medical Anthropology Research Center) da Universitat Rovira i Virgili de Tarragona e professor visitante no Department of Global Health and Social Medicine do King’s College de Londres. Foi professor adjunto (2001-2011), professor associado (2011-2017) e professor Titular (2017-2022) do departamento de Ciências Humanas e Saúde do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Currículo Lattes

Glaucia Maria Ribeiro

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ. Mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Especialista em Administração Pública com ênfase em Direito Público. Professora Assistente “D” de Direito Administrativo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Advogada e Presidente da Comissão de Estudos em Direito Administrativo/OAB-AM. Membro do Conselho Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus). Membro do Conselho editorial da Editora Multifoco.
Currículo Lattes

Iago Marafina de Oliveira

Atuou como professor substituto no curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel, 2019) e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2021) Atualmente cursa o Doutorado em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Possui experiência de trabalho no campo da saúde mental, saúde pública e economia solidária. Atualmente pesquisa a comunicação em saúde e desinformação.

Currículo Lattes

Jaqueline Rodrigues Robaina

Doutora em Saúde Coletiva IMS/UERJ, Pós-Doutorado em Saúde Coletiva (UERJ). Área de interesse: Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, tabagismo, terapia cognitiva comportamental, psicologia e saúde coletiva.
Currículo Lattes

João Paulo Brito

Doutorando em Saúde Coletiva IMS/UERJ. Mestre em Políticas públicas em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz – Brasília. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2010). Especialização em administração Hospitalar e serviços de Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2012). Tem experiencia em gestão pública municipal, atuou como referência centralizada AAIS/DEPREPS/SGTES do Ministério da Saúde na implantação do Programa Mais.

Currículo Lattes

Juliana Lofego

Doutora em Comunicação e Saúde pelo ICICT/Fiocruz. Professora adjunta do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFAC. Áreas de interesse: comunicação e informação em saúde, integralidade, pesquisa qualitativa, avaliação, regionalização no SUS, itinerário terapêutico, análise da imagem.
Currículo Lattes

Kenneth Rochel de Camargo Junior

Doutor em Saúde Coletiva (IMS/UERJ), Pós-doutorado na McGill University. Professor Titular do IMS/UERJ, Associate editor do American Journal of Public Health e editor da revista Physis. Diretor do Departamento de Apoio à Produção Científica e Tecnológica (DEPESQ), Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (SR2) daUERJ
Currículo Lattes

Klever Filpo

Doutor em Direito. Pós-Doc em Saúde Coletiva/IMS/UERJ (2019/2020) Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Professor da Graduação em Direito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Instituto Três Rios). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Administração de Conflitos (GIPAC/UCP-CNPq) e do Grupo de Pesquisa sobre Formas Consensuais de Administração de Conflitos em Perspectiva Empírica (FOCA/ITR-UFRRJ-CNPq). Coordenador do Projeto de Extensão Universitária Laboratório de Práticas Consensuais do NPJ/ITR/UFRRJ. Participa do projeto de extensão Minuto do Direito, parceria entre o PPGD/UCP e a Rádio UCP (106,3 FM).

Currículo Lattes

Lélia Maria Madeira

Doutora em Enfermagem (UFMG), Professora Adjunta da UFMG em disciplinas de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Especialização). Coordenadora da Linha de Ensino e Pesquisa do Hospital Sofia Feldman. Áreas de Interesse: formação de recursos humanos da área da saúde, em especial, da enfermagem e na elaboração e coordenação de projetos de intervenção junto ao Ministério da Saúde.
Currículo Lattes

Lilian Koifman

Doutora em Saúde Pública (FIOCRUZ). Professora Adjunta do ISC/UFF. Atua na Graduação de Medicina e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC). Coordena o Laboratório Universitário de Planejamento em Saúde (LUPA/UFF), Áreas de interesse: educação médica, currículo médico, reformulação curricular, formação em saúde e integralidade na saúde.
Currículo Lattes

Luciana Danielli de Araújo

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia. UFRJ (2018). Atualmente é Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz e Coordena o Repositório ARCA FIOCRUZ. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação médica, ciência da informação, biblioteconomia, bibliotecas virtuais e disseminação da informação.

Currículo Lattes

Marcelo Luciano Vieira

Doutor em Ciências (ICICT/FIOCRUZ), Pós-Doutorando em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Professor Agregado da PUC-Rio. Membro do Corpo Editorial da International Journal of Research and Development in Social Sciences da The University of Lahore. Área de interesse: construção do conhecimento, instituições e sociedade civil.
Currículo Lattes

Maria Elizabeth Barros de Barros

Doutora em Educação (UFRJ), Professora Titular da UFES. Áreas de interesse: Psicologia, Educação e Saúde Coletiva com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, escola, análise institucional, saúde coletiva, saúde do trabalhador, subjetividade e micropolítica.
Currículo Lattes

María Pía Venturiello

Sociologa. Doutorado em Doctorado en Ciencias Sociales – Universidad de Buenos Aires (2013). Atualmente é Coordinadora del Área de Salud y Población. do Instituto de Investigaciones Gino Germani. Universidad de Buenos Aires. Ayudante de primera ad honorem. Materia: Sociología de la Salud. Facultad de Ciencias Sociales. Universidad de Buenos Aires e becaria posdoctoral -Consejo de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: discapacidad, cuerpo, familia, espacio físico e salud.

Currículo Lattes

Marina Maria

Mestre em Ciências do Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS-ICICT/FIOCRUZ). Área de interesse: estudos a comunicação inclusiva e acessível em processos que colaborem para a disseminação democrática de informação de qualidade em defesa de direitos e da cidadania.
Currículo Lattes

Neires Alves de Freitas

Mestra em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Área de Interesse: integralidade do cuidado no cotidiano de populações camponesas; Formação em Educação Física e em Saúde e Práticas de ensino e de avaliação no contexto da Educação Superior e da Pós-graduação.
Currículo Lattes

Osvaldo de Sousa Leal Júnior

Mestre em Medicina e Saúde (UFBA). Professor Assistente da Faculdade de Medicina da UFAC. Áreas de Interesse: Medicina de Família e Comunidade, atuando principalmente nos seguintes temas: malária, tratamento, resistência, série histórica, malária falciparum.
Currículo Lattes

Pablo Francisco Di Leo

Doutor em Ciências Sociais (UBA). Pós-doutor em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Investigador Adjunto CONICET com sede no Instituto de Investigações Gino Germani, Faculdade de Ciências Sociais (FSC- UBA). Áreas de Interesse: promoção da saúde, juventude violência, processo de individuação e vulnerabilidade social.
Currículo Lattes

Paulo Henrique Martins

Doutor em Sociologia – Universite de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1980 e 1991); Pós-doutorado na Universidade de Paris-Nanterre (2001); Professor Titular de Sociologia da UFPE; Professor e Pesquisador dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e Saúde Coletiva da UFPE; Professor Visitante da Universidade Federal do Ceará (UFC), Bolsista de Produtividade 1B do CNPq. Áreas de Interesse: Teoria Sociológica e Estudos Pós-Coloniais, Estudos sobre a Dádiva; Sociologia da Saúde e Sociologia do Poder.
Currículo Lattes

Pedro Cruz

Graduado em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Educação (2010), linha Educação Popular, pela UFPB Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação UFPB, Professor Adjunto do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação da UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB linha Educação Popular, da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular – EXTELAR (CNPq/UFPB). Coordenador do Programa de Extensão “Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica – PINAB” do DPS/CCM e DN/CCS da UFPB. É Membro do Conselho Deliberativo da ABRASCO (2021-2024).

Currículo Lattes

Priscila Calmon

Mestranda em Saúde Coletiva na área de Política, Planejamento e Administração em Saúde pelo IMS/UERJ. Especialista em Saúde Mental pelo IPUB/UFRJ. Enfermeira pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como Enfermeira Responsável Técnica no CAPS II de Maricá/RJ. Áreas de interesse: Saúde Mental; Atenção Psicossocial; Itinerário Terapêutico; Cuidado em Saúde; Gestão em Saúde Pública.

Currículo Lattes

Rafaela Zorzanelli

Doutora em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Professora Adjunta IMS/da UERJ. Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ/2015. Líder do grupo de pesquisa-CNPq Medicamentos: aspectos sócio-históricos e epidemiológicos. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Clínica da Contemporaneidade (NEPECC-IPUB-IP/UFRJ). Temas de interesse: estudos sobre o conceito de medicalização; construção histórica das categorias psiquiátricas; epistemologia da psiquiatria e de seus manuais classificatórios; psicopatologia.
Currículo Lattes

Rafael da Silveira Gomes

Doutor em Saúde Pública (FIOCRUZ). Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da UFES e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional. Área de interesse: Psicologia com ênfase em Saúde Coletiva e Psicologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde do trabalhador, trabalho em equipe, integralidade, Política Nacional de Humanização, psicologia e educação.
Currículo Lattes

Rayssa da Conceição Brito de Souza

Mestranda em Saúde Coletiva – PPGSC/UEA (2021-2022). Graduada em Educação Física. Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Educação Especial. Docente na SEDUC/AM (APD e HEMOAM). Foi coordenadora do Projeto Ciência na Escola – FAPEAM/AM (2020-2021). Representante do Colegiado dos Discentes do Mestrado PPGSC/UEA (2021-2022). Coordenadora e Membro do Projeto de Extensão Saúde na Escola (PPGSC/UEA).

Currículo Lattes

Rodrigo Pinheiro Silveira

Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social – UERJ (2014). Professor Adjunto da Faculdade de Medicina UFAC, Professor do Curso de Medicina da Uninorte-Acre, Líder do Grupo de Pesquisa Incubadora da Integralidade da Amazônia Legal (DGP-CNPQ).
Currículo Lattes

Roseni Pinheiro

Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Lappis

Doutora em Saúde Coletiva (IMS-UERJ). Professora Associada do IMS/UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq LAPPIS. Coordenadora do DINTER CAPES- IMS-UERJ/UEA 2014-2019. Coordenadora da Biblioteca Virtual Integralidade Saúde BIREME/PAHO/OPAS/OMS. Áreas de interesse: cuidado em Saúde, integralidade do cuidado, direitos humanos e saúde, gestão em saúde, cultura política, controle social.
Currículo Lattes

Sâmia Feitosa Miguez

Doutora em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (UFAM). Professora da Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar Saúde e Ambiente na Amazônia/NISA. Coordenadora da Instituição Receptora do DINTER CAPES IMS-UERJ/UEA.
Currículo Lattes

Tatiana Engel Gerhardt

Doutora em Antropologia Social e Cultural (Université de Bordeaux Ségalen). Pós-doutorado em Antropologia Visual – Université Bordeaux Ségalen (Bordeaux) e École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris). Professora Associada IV da UFRGS em saúde, integralidade em saúde, usos do território e o cuidado em saúde, desigualdades sociais e de saúde.
Currículo Lattes

Tatiana Coelho Lopes

Vice-Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Lappis

Graduada em Fisioterapia, Mestre em Ciências da Saúde (UFMG) e Doutora em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Fisioterapeuta do Hospital Sofia Feldeman. Atualmente é pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Área de Interesse: Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente na temática da mulher e criança.Doutora em Saúde Coletiva (IMS/UERJ Mestre em Ciências da Saúde (UFMG) e. Fisioterapeuta do Hospital Sofia Feldeman. Atualmente é pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Área de Interesse: Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente na temática da mulher e criança.
Currículo Lattes

Thaís Jeronimo Vidal

Doutora em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Professora Adjunta do Departamento de Politica, Planejamento e Administração em Saúde do Instituto de Medicina Social Hésio Cordeiro da UERJ. Professora adjunta, aos quadros do Departamento de Planejamento e Administração em Saúde do IMS. Com formação interdisciplinar (Farmácia, Direito e Saúde Coletiva) atuando na oncologia, onde aborda especialmente as tensões e os desafios presentes nas demandas judiciais por acesso a serviços de saúde e cuidado. Integralidade, Advocacy, participação social e judicialização.

Currículo Lattes

Valéria Marinho Nascimento da Silva

Doutoranda em Saúde Coletiva, na área de concentração de Política, Planejamento e Administração em Saúde do IMS/UERJ, mestre em Saúde Coletiva (UFF), especialista em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde (ENSP), especialista em Gestão de Organizações de Autogestão em Saúde (ENSP), especialista em Marketing Estratégico (FGV) e graduada em Comunicação Social (FACHA). É Analista de Gestão em Saúde do Instituto de Tecnologia em Fármacos – Farmanguinhos / Fiocruz, vinculada à Direção, na área de Planejamento Estratégico. Atua nos campos da Saúde Coletiva, Planejamento e Administração em Saúde.

Victor Vincent Valla – In Memorian

Graduado em Educação, Mestre e Doutor em História Social (USP). Pós-doutorado pela University of California (1996). Foi Professor Adjunto 4 da Universidade Federal Fluminense e pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz.
Currículo Lattes

Vinícius Azevedo Machado

Doutor em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Professor na Área de Didática no Curso de Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Áreas de interesse: Didática aplicada à saúde.
Currículo Lattes

Zulmira Hartz

Doutorado e Mestrado em Saúde Comunitária pela Université de Montreal (1989 e 1993) e Pós-Doc pela École Nationale de Santé Publique-France(1997). É pesquisadora titular de Epidemiologia da ENSP/Fiocruz (aposentada), onde coordenou os Programas de Mestrado e Doutorado em Saúde Pública (1994-1996), assumindo, posteriormente, a coordenação geral de pós graduação da Fundação Oswaldo Cruz ( 2002-2004) e as funções de professora convidada do Departamento de Medicina Social, da Universidade de Montréal (2004-2007), na qual permanece como pesquisadora associada ao Groupe de Recherche Interdisciplinaire en Santé (GRIS). Consultora independente em avaliação de programas, políticas e sistemas de saúde, integrando também os grupos de pesquisa do CNPq- “Avaliação da situação de processos endêmicos e programas de controle” (Ensp-Fiocruz) e “Estudos de Gestão e Avaliação em Saúde”(GEAS/IMIP). Foi sub-directora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UNL), professora associada e coordenadora da Unidade Curricular de Avaliação em Saúde no Programa de Doutoramento em Saúde Internacional (2011-2021).

Currículo Lattes

Egressos

Alexandre Alves Modesto

Doutorando em Saúde Coletiva na área de Política, Planejamento e Administração em Saúde pelo IMS/UERJ. Mestre em Saúde Coletiva na área de Política, Planejamento e Administração em Saúde pelo IMS/UERJ. Especialista em Gestão de Projetos e de Investimentos em Saúde pela ENSP/FIOCRUZ, Atua como Gestor Público na SMS Rio como Coordenador Geral de APS da AP 2.2 e Especialista em Gestão da Saúde na SES RJ. Áreas de interesses: Gestão Pública em Saúde, Políticas Públicas

Currículo Lattes

Carlos Eduardo Estellita-Lins

Doutor em Filosofia (UFRJ). Professor na Pós-graduação em Comunicação e Informação no ICICT-FIOCRUZ. Atua como pesquisador na Fundação Oswaldo Cruz. Mantém atuação clínica como psicanalista e psiquiatra. Áreas de interesse: estudo da suicidologia e seus nexos clínicos, epidemiológicos, de saúde pública, ciência da informação e comunicação e saúde.
Currículo Lattes

Cleydilene Bezerra Santos

Mestranda em Saúde Coletiva, na área de Política, Planejamento e Administração em Saúde do Instituto de Medicina Social da UERJ. Especialista em Gestão em Saúde da Família pela UERJ. Atuou como Preceptora do Programa de Residência em Enfermagem em Saúde da Família – PRESF da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro entre 2017 e 2020. Atualmente, Enfermeira da Estratégia Saúde da Família no Município do Rio de Janeiro e Preceptora do PET-Saúde/Interprofissionalidade da UERJ.
Currículo Lattes

Elaine Teixeira Rabello

Doutora em Saúde Coletiva – IMS-UERJ. Professora Adjunta do IMS-UERJ e Pesquisadora colaboradora da Fundação Oswaldo Cruz em projetos de ensino, pesquisa e desenvolvimento na área de Ciências Sociais e Saúde, Atenção Básica, Saúde Mental e Formação Profissional em Saúde, integrante da equipe de coordenação da Rede Zika. Áreas de interesse: Redes de pesquisa, circulação de conhecimentos e saberes em saúde, educação em saúde, atenção primária, saúde mental, medicalização, metodologias qualitativas e metodologias digitais.
Currículo Lattes

Janine Cardoso

Doutora em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ), Cientista Social da Fundação Oswaldo Cruz. Professora do Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação e Saúde (PPGICS-ICICT/Fiocruz). Integrante dos Grupos de Pesquisa Comunicação e Saúde e Teoria, Epistemologia e Interdisciplinaridade da Ciência da Informação- Diretório de Pesquisa do CNPq.

Currículo Lattes

Pedro Máximo de Andrade Rodrigues

Doutor em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Professor da Escola de Ciências da Saúde da UEA. Área de interesse: tecnologias educacionais, telessaúde e teleducação.
Currículo Lattes

 

Ruben Aruajo de Mattos

Doutorado e Mestrado em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ – In Memorian – Vice-líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ LAPPIS – 2000-2010. Foi Diretor do IMS-UERJ de 2004 a 2007. Coordenador do Projeto “Construindo caminhos para análise das políticas de saúde – 2009-2020)

Zuleyce Maria Lessa Pacheco

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ (2010). Pós Doutorado Política, Planejamento e Gestão em Saúde pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. É professora Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora, desenvolvendo atividades no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora e no Programa de Pós-graduação Mestrado em Enfermagem.