Incubadora

Evento em Juazeiro dá continuidade à pesquisa

JUAZEIRO JUNHO 2_1.JPGAconteceu em Juazeiro, na semana passada, mais uma etapa da pesquisa “Trajetórias de Cuidados em Saúde no Município de Juazeiro (Ba): Construção da Integralidade no Contexto das Áreas Programáticas Estratégicas Saúde Materno-infantil e Saúde Mental”. Realizado entre os dias 25 e 29, o encontro dessa vez propôs momentosde discussão entre pesquisadores e a população entrevistada para validação dos resultados parciais da pesquisa.  

Durante os cinco dias, os pesquisadores estiveram reunidos em encontros de imersão para analisar as entrevistas realizadas e as propostas matrizes de entendimento. Ao final, os entrevistados (gestores, profissionais, usuários e residentes) participaram da validação dialógica dos resultados parciais. No último dia do encontro, aconteceu ainda um Grupo Focal, considerando os objetivos da pesquisa, e tendo como participantes profissionais, gestores e usuários do SUS da região.
 
Para completar, o grupo Lappis-Vale se debruçou ainda na construção de um cronograma e acertos para a coletânea que se pretende produzir a partir das experiências vivenciadas. Para a residente em Saúde da Família da Univasf, Ana Patrícia Silva Araújo, que integra o Grupo de Pesquisa Lappis-Vale, o encontro foi valioso por permitir a ampliação das reflexões realizadas. “A partir daqui, espera-se que os pesquisadores tenham subsídios para escrever suas considerações e análises, sempre levando em consideração as ideias dos entrevistados na pesquisa, bem como as bases teóricas”, disse.
 
Os envolvidos no evento destacaram em suas falas a importância da realização de momentos como esse para o desenvolvimento do SUS de Juazeiro, para a Universidade e para toda a população. Além disso, ressaltou-se a experiência como positiva e inovadora para a região, visto que os envolvidos com a pesquisa têm participado ativamente de todo o processo. “O que se ouviu, durante todo o tempo de realização do evento foram falas que deram destaque a este momento e à pesquisa em si como instrumentos potenciais para identificar elementos norteadores que propiciem a articulação das ações com vistas à integralidade do cuidado e o direito à saúde, em especial nos eixos de saúde mental e materno-infantil, prioritárias no município”, acrescentou Ana Patrícia.
 
Bons frutosJUAZEIRO_JUNHO_1.JPG
 
Desenvolvida pelo Lappis, através da professora Roseni Pinheiro, a pesquisa tem o apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (SMS) e do Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ). Em Seminário que aconteceu em maio último, foi firmado um Termo de Cooperação Técnico-científico para a implantação oficial da Incubadora da Integralidade do Vale do São Francisco. A validação dialógica dos resultados parciais que aconteceu semana passada é apenas mais uma etapa da pesquisa, que contará ainda com outros momentos como esse. Participaram dessa etapa a coordenadora do Lappis, Roseni Pinheiro, a pesquisadora Lia Carla de Ieso, doutoranda da Universidade de Buenos Aires (UBA), além de todos os pesquisadores do Lappis Vale, profissionais de saúde e usuários do SUS de Juazeiro.
 
A pesquisadora Ana Patrícia contou ainda ao BoletIN que o desenvolvimento da pesquisa tem trazido muitos bons frutos para a região do Vale. “Tem sido uma experiência única para todos, visto que as orientações recebidas nos permitem desenvolver um empreendimento de amor e doação, naquilo que acredito ser um de nossos maiores patrimônios, o SUS”, revelou. “Poder trilhar os passos de uma pesquisa tão cuidadosa e séria, desde a sua idealização no minicurso de Integralidade, em novembro de 2011, passando pela cuidadosa orientação na etapa de construção dos objetivos e eixos prioritários, e agora, desta etapa, tem sido enriquecedor e prazeroso”.
 
Ana Patrícia acrescenta que as discussões, a ampliação de olhares e possibilidades, as trajetórias e a experiência que vem sendo trocadas em cada uma das etapas da pesquisa têm sido extremamente relevantes. “O Lappis tem nos presenteado com apresentações brilhantes, de figuras ímpares como Madel Luz, Roseni Pinheiro, Alda Lacerda, entre outros, que nos enriquecem com seus conhecimentos e generosidade, e nos deixam ainda mais entusiasmados pela pesquisa e seus desdobramentos”, reflete.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*