Seminários e Eventos

ENSINASUS: Simpósio Nacional sobre Experiências de Ensino da Integralidade na Formação de Profissionais de Saúde

APRESENTAÇÃO

O Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS) irá promover o Simpósio Nacional EnsinaSUS, Simpósio Nacional sobre Experiências de Ensino da Integralidade na Formação de Profissionais de Saúde, atividade destinada a divulgar a conclusão da pesquisa na linha de atuação EnsinaSUS: o ensino da integralidade na formação em saúde.

No evento serão apresentados os resultados da pesquisa e demais produtos decorrentes da análise das dez experiências sobre as práticas de ensino na formação de profissionais voltadas para a integralidade em saúde. As experiências apresentadas foram selecionadas entre mais de cem relatos, inscritos na convocatória feita pelo LAPPIS/DEGES/SGTES/Ministério da Saúde, em julho de 2004. O objetivo foi mobilizar e apoiar experiências inovadoras, realizadas por instituições de ensino e pesquisa, para qualificar a educação dos profissionais de saúde, além de produzir conhecimento relativo ao ensino em dois campos de intervenção específicos. Um deles diz respeito à formação e educação permanente dos profissionais, considerando as interfaces entre educação, saúde e trabalho. O outro se relaciona ao desenvolvimento para a incorporação de novas tecnologias do cuidado, capazes de articular saberes e práticas produzidos nos serviços junto aos usuários.

O Simpósio contará, ainda, com exposição fotográfica e exibição de documentário. Na ocasião, a equipe do LAPPIS irá lançar duas coletâneas de livros: a primeira, destinada à apresentação sistematizada dos resultados da pesquisa e sua trajetória de construção, e a apresentação dos relatos das experiências por seus próprios autores.

PROGRAMAÇÃO

Data: 09 e 10 de agosto de 2006
Local: Teatro Noel Rosa, UERJ – Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã, Rio de Janeiro, RJ

1º dia: 09/08

9h – Abertura

9h30min às 12h30minDebate dos relatores das experiências (Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia)

Coordenação: LAPPIS

12h30min às 13h30min – Almoço

13h30min às 17h – Debate dos relatores das experiências (Medicina, Enfermagem e Odontologia)

Coordenação: LAPPIS

17h – Abertura da Exposição Fotográfica e Lançamento das coletâneas

2º dia: 10/08

9h30min às 12h30minApresentação dos resultados da pesquisa

12h30min às 13h30min – Almoço

13h30min às 17h – “Conversa de Roda”: exibição do documentário Vozes da Integralidade

Coordenação: CICT e LAPPIS

17h – Abertura da Exposição Fotográfica e Lançamento das coletâneas