Publicações - 2006

Ensinar Saúde: integralidade e o SUS nos cursos de graduação na área da saúde

ORGANIZADORES

Roseni Pinheiro, Ricardo Burg Ceccim E Ruben Araújo De Mattos

Referência:
Ensinar saúde: a integralidade e o SUS nos cursos de graduação na área da saúde / Roseni Pinheiro, Ricardo Burg Ceccim e Ruben Araujo de Mattos, organizadores. 2. ed. – Rio de Janeiro: IMS/UERJ: CEPESC: ABRASCO, 2006. 336 p. ISBN 85-9737-35-7.

SUMÁRIO

Roseni Pinheiro, ricardo Burg Ceccim e ruben Araujo De Mattos

PARTE I – PRESSUPOSTOS TEÓRICO-CONCEITUAIS, DIVERSIDADE DAS FORMAS DE PESQUISAR E TRAJETÓRIA DE OPERACIONALIZAÇÃO

1.1. Experienciação, formação, conhecimento e cuidado: articulando conceitos, percepções e sensações para efetivar o ensino em integralidade
Roseni Pinheiro e ricardo Burg Ceccim

1.2. Matriz analítica de experiências de ensino para integralidade: uma proposição observacional
Roseni Pinheiro, ricardo Burg Ceccim, lilian Koifman e regina Lúcia Monteiro Henriques

1.3. Operacionalizando a pesquisa: trajetória, fio condutor e ferramentas
Roseni Pinheiro, ricardo Burg Ceccim, gilson Saippa-Oliveira e Maria Do Carmo Dos Santos Macêdo

PARTE II – NOÇÕES FUNDANTES: LEITURAS COMPREENSIVAS

2.1. Ensino da saúde como projeto da integralidade: a educação dos profissionais de saúde no SUS
Ricardo Burg Ceccim e yara Maria De Carvalho

2.2. O cuidado como categoria analítica no ensino baseado na integralidade
Aluisio Gomes Da Silva Junior, ana Lucia De Moura Pontes e regina Lúcia Monteiro Henriques

2.3. Produção de conhecimento e saúde
Lilian Koifman e gilson Saippa-Oliveira

2.4. Desafios ético-políticos para a formação dos profissionais de saúde: transdiciplinaridade e integralidade
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS

PARTE III – LINHAS DE ROTAS ANALÍTICAS

3.1. A formação de profissionais orientada para a integralidade e as relações político-institucionais na saúde: uma discussão sobre a interação ensino-trabalho

3.2. Francini Lube Guizardi, Bruno Stelet, roseni Pinheiro e ricardo Burg Ceccim
Ampliando saberes e práticas sobre a formação em saúde: processos de inovação e caminhos para a transformação
Claudia March, Verônica Silva Fernandez E roseni Pinheiro

3.3. Seleção de conteúdos, ensino-aprendizagem e currículo na formação em saúde
Gilson Saippa-Oliveira, lilian Koifman e roseni Pinheiro

3.4. Cenários de aprendizagem: interseção entre os mundos do trabalho e da formação
Regina Lúcia Monteiro Henriques, Maria Do Carmo Dos Santos Macêdo, Regina Aurora Trino Romano E roseni Pinheiro

3.5. Ensino da saúde e a rede de cuidados nas experiências de ensino-aprendizagem
Ana Lucia De Moura Pontes, aluisio Gomes Da Silva Junior e Roseni PINHEIRO

PARTE IV – EXPERIÊNCIAS DE FORMULAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA PESQUISA

4.1. Transformação na graduação de enfermagem da UERJ
Maria Do Carmo Dos Santos Macêdo, Regina Aurora Trino Romano E regina Lúcia Monteiro Henriques

4.2. O currículo de medicina da Universidade Federal Fluminense: revisitando uma experiência
Cláudia March, lilian Koifman, ana Lúcia De Moura Pontes, gilson Saippa-Oliveira,Aluisio Gomes Da Silva Júnior e Verônica Silva Fernandez

FICHA TÉCNICA

Ensinar Saúde: a integralidade e o SUS nos cursos de graduação da área da saúde
Roseni Pinheiro, Ricardo Burg Ceccim e Ruben Araujo de Mattos (Orgs.)

2ª edição / novembro 2006

Capa
S. Lobo

Revisão e preparação de originais
Ana Silvia Gesteira

Editoração eletrônica
Mauro Corrêa Filho

Supervisão editorial
Ana Silvia Gesteira

Copyright © 2006 OPAS/OMS

Todos os direitos desta edição reservados à
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE/ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE
Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida ou duplicada sem autorização expressa da OPAS/OMS.
Esta publicação contou com apoio de OPAS/OMS e CEPESC / IMS-UERJ
Indexação na base de dados LILACS