Notícia

Editorial: A vacinação é fundamental

Em 2018 têm crescido o número de pessoas com Sarampo, especialmente na região Norte do país, para ser mais exato nos estados do Amazonas e Roraima. E também há a preocupação com a Poliomielite, principalmente entre as crianças. O aumento da doença entre os moradores dessas regiões podem ser avaliadas por três condições: a chegada de imigrantes da Venezuela com a doença, a baixa taxa de procura de vacinação e a circulação de fake news, também conhecida como notícias falsas, sobre a vacinação.

A gravidade desses casos é notável, visto que somente no Amazonas foram confirmados, até 20 de junho deste ano, 263 casos de sarampo e 1.368 permanecem em investigação. Já em Roraima, duas mortes foram registradas em decorrência da doença. Agora a preocupação com a poliomielite se dá pelo fato de que a doença foi identificada na Venezuela, país vizinho do Brasil e como houve grande número de imigrantes venezuelanos para o Brasil o risco se torna maior.

No mês de agosto, mais precisamente no dia 6, começa a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite de 2018, que tem o alvo principal crianças de 1 a 5 anos. A campanha envolve todos os postos de saúde do Brasil e o dia de mobilização nacional, chamado dia D, irá acontecer no dia 18 de agosto.

Porém mesmo com campanhas sobre a importância da vacinação há desencorajamento das pessoas em relação às vacinas, por conta de fake news que circulam em redes sociais e aplicativos de mensagem. Essas informações errôneas têm prejudicado as campanhas de vacinação e comprometido a imunização contra essas doenças, principalmente as crianças que são alvos fáceis sem a imunização adequada, causando sequelas como paralisia ou levar até a morte.

A vacinação é de suma importância para todos os brasileiros e inclusive para os imigrantes da Venezuela, porém para que essas doenças não façam mais vítimas é preciso que as fake news sejam combatidas e que o cidadão não caia nas mentiras que estão sendo veiculadas com o propósito de desacreditar sobre a eficiência da vacina.