Notícia

Debate com o tema “SUS 2018: Ameaças e desafios” será realizado na UERJ no dia 15 de maio

No dia 15 de maio de 2018, o Instituto de Medicina Social (IMS) da UERJ promoverá o debate “SUS 2018: Ameaças e desafios” sendo ministrado pelos palestrantes Felipe Asensi (IMS-UERJ), Cristiani Vieira (ENSP/FIOCRUZ), Lígia Bahia (IESC/UFRJ) e Eduardo Levcovitz (IMS-UERJ). O evento será realizado no Auditório de Medicina Social – UERJ, rua São Francisco Xavier 524/7 andar – bloco D, às 14:00 da tarde.

Além das restrições estruturais de financiamento, agravadas pela “Emenda do Teto de Gastos” e pelo limitado avanço na mudança do modelo assistencial, em 2018 o SUS está sendo atacado por iniciativas políticas, institucionais e empresariais que conformam um cenário inédito de ameaças e desafios.

O empresariado da saúde propõe um “Novo Sistema Nacional de Saúde” e impulsiona os “planos populares” privados, a grande finança se expande para a indústria farmacêutica e de insumos da produção ao varejo, os hospitais privados se organizam em empresas capitalistas autoproclamadas como “modernas”. O Governo Federal se vangloria de cortes nos gastos, e altera profundamente políticas estruturantes de longa e reconhecida trajetória: Atenção Básica, Saúde Mental, Transferências a Estados e Municípios, com a conivência do CONASS e do CONASEMS que rompe a “coalizão de gestores” que nos últimos anos tem sido um dos principais agentes coletivos de defesa do SUS.

 

Fonte: site.ims.uerj.br