Notícia

Conheça a equipe de Comunicação do Lappis

O site do grupo de pesquisa Lappis está de cara nova e isso foi resultado do trabalho da equipe de comunicação juntamente com a líder do grupo, Roseni Pinheiro. Graduandas em Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, três estudantes foram orientadas pela líder do grupo e pelo publicitário Bruno Borges, também integrante do Lappis na construção do novo site.

A equipe

Marina Albuquerque, estudante de Design da UERJ, conta como colaborou para o site e para a rede social, “Trabalhei em alguns posts para a página no facebook e também fiz artes, além de ter ajudado a colocar no site alguns vídeos do Canal Lappis, conferindo as datas de publicação”.

“Está sendo muito interessante, já que assim eu posso expandir a minha visão de mundo não só simplesmente do Design, mas de cidadania e direitos básico que é inerente a todo cidadão. Como o design se encaixa nisso, o que eu aprendo torna-se algo mais lúdico e bem legal”, expressa como está sendo a sua experiência de fazer parte do Lappis.

Estudando Jornalismo no Centro Universitário Unicarioca, Camila Spínola também ajudou na construção do site, “Fiz matérias e entrevistei alguns pesquisadores do Lappis. Ajudei também com a parte interna do site, como migrando conteúdo do site antigo para o novo”.

(Ao lado esquerdo Camila Spínola, no centro Stéfany dos Santos e à direita Marina Albuquerque)

Ela conta como se sente fazendo parte do grupo de pesquisa, “É uma experiência diferente e interessante, pois eu não sabia da relação que a comunicação tinha com a saúde, especialmente com a integralidade na saúde. Estou aprendendo bastante e acho que isso é um diferencial para a minha formação acadêmica”.

A estudante de Publicidade e Propaganda, Stéfany dos Santos fala sobre sua participação, “Eu ajudei desde a organização de conteúdo, como na linha do tempo, mexi na plataforma adicionando novos ícones e conteúdo do antigo site, eu ajudei a equipe dessa forma”.

“O Lappis para mim foi uma descoberta. Além de conhecer a parte técnica na área de publicidade, que é essa questão de como o site funciona, o interessante foi conhecer uma outra área de atuação, que é a área de pesquisa na saúde. Mesmo que não tenha a ver com a minha profissão diretamente, o Lappis contribui para mim e para minha formação e até mesmo com uma nova visão de pesquisa e de serviço da sociedade. Então isso foi muito importante para mim”, comenta Stéfany como se sente participando do grupo de pesquisa.

A construção do site e a necessidade de um novo formato

A construção do site novo se deu a partir de acompanhar a evolução tecnológica e suprir as necessidades com mecanismos modernos.

Assim, para acompanhar o mercado e os novos formatos de mídia, decidiu-se em migrar a antiga plataforma de CMS (sistema de gestão de conteúdo), para uma mais moderna e antenada as tendências. Foi escolhido o WordPress, uma ferramenta, que segundo o próprio desenvolvedor, é responsável por 30% de todos os sites do planeta.

Bruno Borges fala sobre a nova versão do site, “Nessa nova versão do site será possível o compartilhamento de forma eficiente de seu conteúdo em mídias sociais, terá seu funcionamento mais ágil e seu código foi desenvolvido para funcionar tanto em computadores quanto em smartphones e tablets de forma nativa. Todo o conteúdo foi importado e reorganizado para facilitar a navegação e indexação no Google, além disso, foram criadas áreas que demonstrarão a trajetória do LAPPIS desde sua criação”.

“Acredito que esse novo site potencializará o “Share of mind” (retenção na memória do público) e será uma ferramenta importante para divulgação das ações e do trabalho desenvolvido pela equipe do LAPPIS. Espero sinceramente que traga ótimos resultados”, finaliza.