O Conceito de Comunicação Pública do Conhecimento adotado neste grupo de pesquisa relaciona-se diretamente com a compreensão do termo “bem público”. Entendemos que esse termo confere os atributos da ciência como empreendimento humano, que traz em seu bojo o nexo axiológico para uma práxis de pesquisa voltada para o progresso, no seu sentido historiográfico, de que todas as sociedades e nações do mundo devem rumar à igualdade social e econômica, onde todos possam ter melhores condições de vida. Com isso a definição de “bem público”, no campo da saúde coletiva no Brasil, ganha reciprocidade afirmativa com a ideia de “bem comum” como sendo algo que deve atender a todos, ao povo e à comunidade, promovendo a justiça.

Nesse sentido a Comunicação Pública do Conhecimento sobre Integralidade em Saúde implica necessariamente numa prática de pesquisar, comprometida com a democracia e a construção da cidadania no cuidado e é, portanto, um conceito que supõe um posicionamento epistemológico. De natureza ético-politica-educativa. Trata-se de uma compreensão alargada da ação política na saúde que reúne distintas perspectivas analíticas que tem como tripé axiológico: a inclusão, as novas formas de institucionalidades e os valores inerentes aos atores/grupos constituídos, histórica e socialmente situados, na medida em que é preciso nortear uma legítima política de comunicação responsável e orgânica entre Estado, ciência e sociedade.

Reforça-se aqui a ideia de público como sentido e significado primeiro do que entendemos por política, na perspectiva arendtiana, que consiste em compreender tal ideia como uma dimensão da vida humana que se realiza quando as pessoas formam um “nós”, uma unidade que se faz na convivência plural. Portanto, a comunicação pública do conhecimento a partir do principio da integralidade em saúde diz respeito à um processo de comunicação indispensável à democracia brasileira, como maneira de garantir a liberdade e a autonomia da sociedade, tendo como principais fundamentos a diversidade, a diferença e a pluralidade.

Desta forma, a Comunicação Pública do Conhecimento é, portanto, a comunicação que acontece no espaço público e pretende ser um meio de negociação, debate e responsabilidade pública, envolvendo a Sociedade Civil, o Estado e o Governo.