Repensar a noção de integralidade a partir da análise, divulgação e apoio a experiências inovadoras, que é o objetivo principal do Laboratório de Pesquisas de Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS), é uma atividade multidisciplinar que não se pode dissociar da Comunicação com seu caráter amplo, múltiplo, fortalecido pelas novas tecnologias e pelo composto de mediações que se transformam a cada dia.

Tendo como base os princípios da Comunicação pública, compreendida com sentido mais amplo do que oferecer informação, possibilitando o cidadão ter pleno conhecimento da informação que lhe diz respeito, inclusive aquela que não busca por não saber que existe, a possibilidade de expressar suas posições com a certeza de que será ouvido com interesse e a perspectiva de participar ativamente, de obter orientação, educação e diálogo.

A proposta da Comunicação na Integralidade em Saúde do Lappis tem a comunicação num sentido dialógico, percebendo-se seu papel na promoção da participação e do estímulo à prática da cidadania. A comunicação pública coloca a centralidade do processo de comunicação no cidadão, não apenas por meio da garantia do direito à informação e à expressão, mas também do diálogo, do respeito às suas características e necessidades, do estímulo à participação ativa, racional e co-responsável. Nesse sentido, é um bem e um direito de natureza coletiva, envolvendo tudo o que diga respeito a aparato estatal, ações governamentais, partidos políticos, movimentos sociais, empresas públicas, terceiro setor e, até mesmo, em certas circunstâncias, às empresas privadas.

A Comunicação do Lappis atua com esse objetivo: incentivar a ação social e as interações democráticas entre os sujeitos envolvidos nas práticas do cuidado da saúde, utilizando várias ferramentas de comunicação.

 

Ferramentas:

Portal Lappis

Portal de Cursos/Formação do Lappis

Multiblog

Fanpage

Twitter

Canal Youtube

Marketing Direto

Livros

Eventos

Comunicação Institucional

 

 

Contato

Equipe responsável:

  • Mauro Correa Filho – Design gráfico e editoração eletrônica dos livros, banners e cartazes
  • FW2 Agência Digital – Desenvolvimento do portal