Seminário 25 anos - Notícias

Curso Internacional Direito, sociedade e saúde

 Inscrições abertas. Serão oferecidas 30 vagas. Participe!

 

 

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Curso Internacional Direito, sociedade e saúde – A interdisciplinaridade pela saúde coletiva!, organizado pelo Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis). O curso será realizado no dia 25 de setembro de 2013, das 9h às 18h30, no auditório do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, como parte das atividades do Seminário 25 anos do Direito à Saúde, que acontece em 26 e 27 de setembro, no mesmo local. 
 
Ao todo, serão oferecidas 30 vagas e o objetivo do curso é, em linhas gerais, capacitar profissionais da saúde, do direito, movimentos sociais, estudantes e professores/as acerca da efetivação do direito à saúde como uma questão de cidadania, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e participativa, com foco especial na integralidade. 
“O curso tem a vocação de ser fortemente interdisciplinar. Encorajamos a participação de diferentes profissionais para que, num espaço comum, possamos discutir os desafios de efetivação do direito à saúde. Espera-se, com este curso, despertar e fomentar reflexões e pesquisas sobre o direito à saúde com foco na integralidade”, afirma Felipe Asensi, pesquisador do Lappis e coordenador de Publicações da Fundação Getúlio Vargas. 
 
Entre os temas a serem abordados durante o Curso Internacional Direito, sociedade e saúde – A interdisciplinaridade pela saúde coletiva! estão: construção social do direito à saúde; participação e saúde; instituições jurídicas, saúde e integralidade; e desafios para o direito à saúde.
 
CORPO DOCENTE 
O corpo docente será composto pelos/as professores/as: 
Mauro Serapioni (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) Licenciado em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade de Bolonha, Mestrado em Gestão dos Sistemas Locais de Saúde pelo Instituto Superior de Saúde (Roma), Doutorado em Sociologia pela Universidade de Barcelona.
Roseni Pinheiro (Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) – Professora adjunta do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenadora e líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Lappis; Pós-Doutora em Direito pelo Núcleo de Direitos Humanos da PUC-RIO em parceria com Università degli Studi del Piemonte Orientale Amedeo Avogadro (UNIPMN, Itália); Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2000. 
Felipe Dutra Asensi (Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas) – Pós-Doutorando em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FD/UERJ) em andamento. Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ). Mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Advogado formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Cientista Social formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 
 
INSCRIÇÕES
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online, entre 15 de julho e 11 de agosto de 2013. Para se inscrever, as pessoas interessadas devem enviar para o e-mail lappis@lappis.org.br mensagem com o assunto “Curso Internacional Direito, Sociedade e Saúde” e, em anexo, Curriculum vitae (em doc ou pdf), com nome completo, endereço residencial e profissional, CPF, telefones de contato, formação e experiência profissional.  
A previsão é que o resultado com a lista das pessoas selecionadas seja divulgado em 19 de agosto. A confirmação da participação deve ser feita pelos/as selecionados/as entre 20 e 31 de agosto, pelo mesmo e-mail de inscrição. 
Confira mais informações no edital.
Ou ainda entre em contato pelo telefone (21) 2567-7086 ou e-mail lappis@lappis.org.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*